No dia 11 de julho, Mercúrio ingressa em Leão, o signo regido pelo Sol, que ainda transita em Caranguejo.
Com Mercúrio em signos de Fogo, a nossa expressão tende a tornar-se mais espontânea e subjetiva. Em Leão, pode conferir maior entusiasmo, intensidade e assertividade à nossa comunicação; e mais calor às nossas interações.
Podemos ser mais efusivos na manifestação das nossas ideias; e identificarmo-nos de tal forma com elas, que chegamos a sentir as opiniões contrárias como ataques pessoais. E isso predispõe a que entremos em discussões acesas para defender os nossos pontos de vista.
Mercúrio entra em Leão a formar uma desafiante Cruz em T com Plutão (no final de Capricórnio) e a Lua (em Touro e a reger a posição do Sol em Caranguejo), propiciando muita reatividade emocional e tensão na comunicação, que dificultam ainda mais a análise racional e objetiva das situações.
Por tal, é importante aproveitarmos os aspetos fluentes de Mercúrio com Neptuno, Sol com Úrano e Lua com Marte, para aliarmos o dinamismo mental com a sensibilidade aos outros e, assim, conseguirmos expressar abertamente as nossas convicções individuais, sem entrar em conflito com quem tem perspetivas diferentes.
Durante o trânsito de Mercúrio em Leão, que decorre até 28 de julho, podemos colocar-nos questões como estas: “Quão espontâneos e genuínos somos a comunicar e a interagir?”, “Pensamos antes de falar ou expressamo-nos de forma impulsiva?”, “Que facilidade temos em escutar opiniões diferentes das nossas?”, “Debatemos ideias, procurando aprender com perspetivas diferentes, ou lutamos para que nos deem razão?”.