Quantcast
Bem-Estar no trabalhoCarreiraFormação & CarreiraTendências

Benefícios para os colaboradores: o que as empresas estão a oferecer?

Benefícios para os colaboradores

São cada vez mais as pessoas que, na hora de procurar empresas para trabalhar, optam pelas que se importam cada vez mais com o bem estar geral e que instauram benefícios para os colaboradores. Tanto que, nos últimos anos, o mercado de trabalho tem passado por diversas transformações e isso inclui, cada vez mais, a maneira como as empresas tratam e valorizam os colaboradores. Há ainda uma grande percentagem de pessoas que passou a valorizar bem mais o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional do que propriamente o salário ao final do mês.

Já as empresas, para além de salários justos e oportunidades de crescimento, estão cada vez mais conscientes da importância de oferecer benefícios adicionais para atrair e manter os colaboradores por mais tempo. 

Nos últimos anos, e face à pandemia COVID-19, houve efetivamente uma mudança grande de prioridades e a saúde mental é sem dúvida um tema que está em cima da mesa quando se fala na área profissional. 

Perante esta mudança, vamos dar-te uma lista de benefícios para os colaboradores que as empresas estão a oferecer. 

  1. Horários de trabalho flexíveis

Com a implementação do trabalho híbrido e dos horários flexíveis, as empresas compreendem, cada vez mais, a importância de permitir que os colaboradores equilibrem as suas responsabilidades pessoais e profissionais. Isso pode incluir a possibilidade de trabalhar em casa alguns dias da semana, ter horários flexíveis de entrada e saída, ou até mesmo a instauração do trabalho de 4 dias por semana, como já se vê em alguns países e até em Portugal. 

  1. Seguro de Saúde 

São cada vez mais as empresas que se preocupam com a saúde dos seus colaboradores, visto que é fundamental para a produtividade e bem-estar no trabalho. Por isso, muitas são as empresas que estão a oferecer bons planos de saúde, que incluem consultas, exames, internamentos e até mesmo cobertura para a família. Este é, sem dúvida, um benefício muito importante para os colaboradores. 

  1. Atividades extra 

Já são algumas  as empresas que começaram a implementar benefícios relacionados à qualidade de vida, como programas de incentivo à prática de exercício físico, subsídios para a creche, seguro de vida, massagens, programas de apoio emocional e mental, como sessões com terapeutas, entre outros. Estes benefícios, que visam promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, contribuem bastante para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, assim como um bem estar emocional muito positivo. 

  1. Formação contínua

Investir no crescimento dos colaboradores é uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Portanto, muitas são as empresas que estão a oferecer oportunidades de crescimento a nível de formação, como workshops, cursos online e até mesmo bolsas de estudo para que os colaboradores possam continuar a aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área. A sabedoria não ocupa lugar e há áreas que precisam mesmo de formação contínua para estar sempre a par das mudanças que existem no sector, como é o caso do marketing digital. 

  1. Dias de férias 

As férias são um direito que todos os colaboradores têm!
No entanto, já há empresas que já aprovam 25 a 30 dias de férias, assim como férias extraordinárias, como é o caso do dia de aniversário/ou dos dependentes. As empresas estão a perceber que oferecer benefícios para os colaboradores é essencial e torna-se bastante atrativo. 
Esta abordagem é benéfica tanto para os colaboradores, que se sentem valorizados e motivados, mas também para as empresas, que contam com equipas coesas, motivadas, produtivas e felizes!

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores