Quantcast
Bem-Estar no trabalhoDicasFormação & Carreira

Psicologia Empresarial: o bem-estar dos colaboradores

Psicologia Empresarial

A psicologia empresarial tem ganho cada vez mais destaque no meio corporativo. São cada vez mais as pessoas que procuram um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e o trabalho, e isso é cada vez mais valorizado na hora de procurar um emprego. Na realidade, as empresas só têm a ganhar com isso. Ainda que muitas entidades não consigam compreender, quanto mais os trabalhadores estão felizes, mais produzem. E consequentemente, um bom ambiente no trabalho, também aumenta a produtividade e traz resultados eficazes para a empresa! 

Psicologia Empresarial: o que é?

A psicologia empresarial tem como objetivo compreender o comportamento humano nas organizações e promover o bem-estar dos colaboradores, de uma forma geral, mas não é tudo. 

Um dos principais focos da Psicologia Empresarial é o estudo do comportamento organizacional. Analisa as relações entre as pessoas e o ambiente de trabalho. Este tipo de abordagem procura identificar fatores que influenciam o desempenho individual e coletivo, como a motivação, a liderança, o trabalho em equipa e a cultura da empresa.
Ou seja, a psicologia empresarial serve para melhorar os resultados da empresa, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas.
Embora ainda sejam poucas as empresas que optam por escolher um psicólogo empresarial para ajudar nesta questão, podes sempre tentar solicitar este tipo de serviço ao teu superior em prol de toda a equipa e da empresa. 

Quais são as vantagens:

Um psicólogo empresarial qualificado e que atue no centro do problema, não só pode evitar e trabalhar os conflitos da empresa, como também pode ajudar na motivação e crescimento das equipas, resolvendo assim problemas organizacionais como garantir que as necessidades dos colaboradores são atendidas.

#Motivação e Produtividade

Quantos de nós não precisam de uma motivação extra diariamente? A motivação gera produtividade, e a empresa só tem a ganhar com isso, certo?

A psicologia empresarial pode implementar estratégias e políticas que ajudem a estimular a motivação e consequentemente a produtividade. Isso inclui a identificação de recompensas adequadas, o desenvolvimento de programas de reconhecimento e incentivo, e promove um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.

#Diminuição da rotatividade das pessoas

Quando nos sentimos motivados, produzimos mais. Se os trabalhadores estão felizes com as medidas da empresa e se sentem satisfeitos a trabalhar, a produtividade aumenta e isso faz com que as pessoas permaneçam mais tempo na empresa. Ora, a empresa só tem a ganhar com isto, pois diminui custos com despedimentos e com novos processos de admissão.

#Promoção do bem-estar

Investir no bem-estar dos colaboradores  deveria ser umas das principais prioridades do empregador.
Ao promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, implementar práticas de gestão do stress, oferecer suporte psicológico e programas de qualidade de vida, as empresas podem prevenir problemas de saúde mental e física, o que contribui para colaboradores mais saudáveis e mais satisfeitos.

Se repararmos bem nas vantagens da psicologia empresarial, elas ligam-se entre si e funcionam de forma a promover o bem estar dos colaboradores e a felicidade geral da empresa. Este é um dos passos importantes que todas as empresas deveriam refletir. Ao investir nesta área, as organizações podem ter muitos benefícios, tanto no desempenho dos colaboradores como no sucesso e no crescimento da empresa. 

Na categoria de Formação e Carreira, podes encontrar vários artigos informativos, dicas e orientações sobre o universo do trabalho. Fica atento!

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Direito a férias dos trabalhadores independentes

CarreiraFormação & Carreira

O que significa ser trabalhador designado?

DicasFormação & Carreira

Como criar um CV impactante: dicas para te destacares

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!