Vénus transita em Balança, o seu domicílio de Ar, entre 8 de novembro e 4 de dezembro.
Se Vénus em signos de Ar promove a valorização das ideias e das relações, em Balança são as relações humanas que assumem maior importância, pelo que, este trânsito predispõe a uma maior tendência para convivermos com amigos ou conhecidos e prezarmos a harmonia nas nossas relações.
Por tal, podemos tornar-nos mais afáveis, cordiais e tolerantes para com os outros, procurando encontrar consensos e evitar conflitos.
Aquando deste ingresso, Vénus forma uma semiquadratura com o Sol (em Escorpião) e um quincôncio com Saturno (em Peixes). O primeiro aspeto gera alguma tensão entre um apelo de intimidade e outro de socialização, que pode levar-nos a sermos mais seletivos em relação às pessoas com quem convivemos. O segundo aspeto requer que reajustemos os nossos ideais relacionais para serem mais realistas – afinal não existem relações perfeitas, nem pessoas perfeitas, e nós não somos uma exceção.
Apesar destes desafios, que tendem a promover uma postura mais cautelosa ou defensiva nas nossas interações do que a habitual no posicionamento de Vénus em Balança, devemos estar atentos aos riscos mais comuns deste trânsito: ceder demasiado para evitar conflitos; dissimular os gostos e valores pessoais para agradar aos outros e ser aceite por eles.
É assim fundamental mantermos presente que a palavra-chave para Balança é equilíbrio e que Vénus em Balança propõe a valorização do equilíbrio relacional. Isso aplica-se tanto à nossa relação com os outros como à relação connosco próprios, logo, implica equilíbrio entre a nossa autovalorização e a valorização do outro; e equilíbrio entre o nosso sentir interior e a nossa vida exterior.
Estas são duas questões interessantes para avaliarmos durante este trânsito: “Como valorizamos as nossas relações?”; e “Como buscamos a harmonia e o equilíbrio na relação connosco próprios e com os outros?”.