Palavras-chave para este mês: Independência, Precisão, Renovação

[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.

O mês de dezembro começa com Vénus (regente de Balança) no seu signo solar, promovendo a sua tendência para valorizar o equilíbrio e a harmonia nas relações humanas; e propiciando a que dê mais importância os seus gostos e valores pessoais e melhore a sua autoestima.

No primeiro dia do mês, Mercúrio entra em Capricórnio (signo em quadratura com Balança), onde permanece até dia 23, propiciando tensões entre a suas ideias e as dos outros, que pedem maior clareza e pragmatismo na sua expressão.

Por outro lado, os trânsitos em Sagitário (signo em sextil com Balança) de Marte (durante todo o mês) e Sol (até dia 22) proporcionam-lhe maior independência e naturalidade na expressão da sua vontade e nas suas ações, podendo aumentar o seu interesse por expandir as suas experiências e conhecimentos; e conferir-lhe mais entusiasmo para investir em novos projetos, aventurar-se em atividades diferentes e lutar por aquilo em que acredita. 

No dia 4, Vénus ingressa em Escorpião, podendo intensificar as suas emoções e apreciações, enquanto lhe propõe que permita transformar-se e renovar os seus valores, através do envolvimento emocional profundo com os outros. Vénus faz oposição Júpiter, no dia 10, acentuando a importância de rever os seus valores; e oposição a Úrano, no dia 21, pedindo que equilibre melhor a liberdade individual e o compromisso nas suas relações.

O Sol ingressa em Capricórnio, no dia 22, pelo que, pode sentir alguma tensão entre as opiniões externas e a sua postura individual, que desafia a sua tendência para ponderar a conciliar com requisitos de maior determinação nas suas decisões e realizações.

Mercúrio retorna a Sagitário, no dia 23, tornando o contexto mais favorável à expressão das suas ideias, embora o movimento retrógrado de Mercúrio seja mais propício para atividades de aprendizagem, do que para comunicar ou interagir com novas pessoas.

Já no final do mês, mais propriamente a 29 de dezembro, Vénus entra em Sagitário, proporcionando-lhe maior espontaneidade na expressão dos seus gostos e afetos; predisposição para valorizar as suas ideias e experiências pessoais; e, eventualmente, maior abertura para contactar com pessoas, realidades e valores diferentes, que lhe permitam alargar a sua perspetiva. 

Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Balança, destaca-se a quadratura de Plutão (de regresso a Capricórnio) que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 20 de outubro, sujeitando os seus valores de harmonia e cooperação a grandes tensões interiores e/ou exteriores. 

Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que testam o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo, pois, este é um processo de regeneração que visa capacitá-lo(a) para expressar a sua individualidade com maior consciência e clareza. 

Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.