Palavras-chave para este mês: Espontaneidade, Socialização, Persistência

[Junho 2023] Por Cláudia Matias.

Com o regresso de Plutão a Capricórnio, no dia 11 de junho, é intensificada a quadratura ao Sol dos nativos de Balança (que, em 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos a partir de 20 de outubro), sujeitando os seus valores de harmonia e cooperação a grandes tensões interiores e/ou exteriores. Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que testam o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo, pois, este é um processo de regeneração que visa capacitá-lo(a) para expressar a sua identidade com maior consciência e clareza.

O mês de junho começa com Vénus (regente de Balança) em Caranguejo (signo em quadratura com Balança), podendo desafiá-lo(a) a ultrapassar a sua tendência para racionalizar os sentimentos, de modo a entrar mais em contacto com a sua sensibilidade e expressar os seus afetos (vd. artigo sobre Vénus em Caranguejo, neste site). Tal é mais facilitado, por volta de dia 2, com o trígono de Vénus a Neptuno.

A passagem de Vénus para Leão (signo em sextil com Balança), no dia 5, possibilita-lhe maior espontaneidade na manifestação dos seus gostos, valores e sentimentos, podendo intensificar as suas emoções.

De 5 a 11 de junho, Vénus faz oposição a Plutão (em Aquário) e quadratura com o Nó Lunar Norte e Júpiter (em Touro), podendo levá-lo(a) a sentir que os seus desejos são imperativos e, ao procurar satisfazê-los, descuidar a saúde da sua relação com os outros e com a vida. Esteja atento(a)!

Enquanto Marte, igualmente em Leão, lhe proporciona mais energia para lutar pelos seus objetivos pessoais e capacidade de persistir na realização dos seus projetos, sendo que, deve equilibrar a afirmação da sua vontade pessoal com a recetividade às necessidades dos outros.

Os trânsitos em Gémeos (signo em trígono com Balança) do Sol (até dia 21) e de Mercúrio (entre 11 e 27 de junho), propiciam a expressão das suas ideias e a interação com os outros; e possibilitam uma maior flexibilidade nas suas conceções mentais e relacionais.

A 17 de junho, o sextil entre Vénus e Mercúrio marca um momento particularmente favorável para comunicar e relacionar-se, sobretudo se equilibrar bem a sua energia mental e emocional, o seu raciocínio lógico e as perceções extrassensoriais, conforme sugere a Lua Nova em Gémeos que ocorre no dia seguinte.

Com o ingresso do Sol em Caranguejo, no dia 21, pode sentir alguma tensão entre o seu lado racional e os apelos emocionais, próprios ou dos outros; e eventualmente entre as opiniões externas e a sua postura individual.

No dia 27 é Mercúrio que entra em Caranguejo, podendo desafiar as suas ideias e modo de comunicação com requisitos de maior sensibilidade emocional.