Sabes como podes melhorar a tua condução noturna? São muitos os condutores que preferem conduzir de noite, face ao menor fluxo de trânsito, no entanto, é também durante este período – entre as 23h e as 06h – que ocorrem os acidentes mais graves.
É necessário prevenir estes acidentes, mas é também preciso compreender as causas que estão por detrás dos mesmos. Com maior incidência estão os condutores que adormecem ao volante. Isto acontece porque o ser humano está formatado para trabalhar durante o dia e descansar à noite.
Caso trabalhes de noite e tenhas realmente de conduzir num horário nocturno é fundamental seguir algumas dicas:
- Saber dormir de dia e descansar o número de horas suficientes
- Planear paragens e descansos
- Atenção ao uso de medicamentos
- Controlar a saúde física e mental
Os perigos da condução noturna
Visibilidade reduzida
O campo de visão é mais reduzido com a escuridão e os olhos ficam mais sensíveis à iluminação dos faróis do carro – principalmente se houver pouca iluminação na estrada. Assim a percepção à nossa volta diminui, o cansaço e a sensibilidade são maiores e o tempo de reação acaba por ser influenciado, podendo então ocorrer algum acidente. (como o risco de atropelamento ou a colisão com um veículo imobilizado).
Quando isto acontece, é necessário redobrar a atenção, estar atento às condições do local onde se conduz, moderar a velocidade, aumentar a distância de segurança dos outros carros É necessário verificar a sinalização à nossa volta para conduzir com maior cautela.
Fadiga
Outro dos perigos associados à condução noturna é a fadiga e o cansaço. Os comportamentos sob o efeito do cansaço, atrasam a nossa resposta ao volante, o tempo de reação é menor e isso pode pôr em causa a segurança dos outros condutores e peões.
Muitos condutores não dão a devida atenção e desvalorizam os sinais de cansaço. A melhor solução é uma boa noite de sono, mas podemos também fazer escolhas importantes para contrariar o cansaço na hora de pegar no carro à noite.
- Evitar medicamentos que provoquem sonolência
- Fazer refeições ligeiras
- Evitar beber álcool
- Fazer uma pausa na condução de duas em duas horas
A visibilidade noturna diminui de várias formas:
- Dificuldade em ver as coisas – objetos e cores
- Complicações em avaliar distâncias
- Encadeamento devido à presença de luzes fortes
Como utilizar as luzes durante a noite?
Durante a noite, o condutor deve conduzir com os médios ligados e apenas utilizar os máximos quando não houver trânsito a circular à sua frente, seja no mesmo sentido ou em sentido inverso. No caso de uma situação perigosa, pode usar alternadamente os médios e os máximos ou colocar os quatro piscas.
A condução noturna é bem mais cansativa, exigindo um maior esforço da nossa visão podendo até acelerar a chegada do sono – aumentando assim a probabilidade de acidentes.
Por isso, da próxima vez que fores conduzir à noite, lembra-te se é uma boa decisão e se estás realmente apto para o fazer. A tua segurança e a dos que te rodeiam é o mais importante.