Ainda que as primeiras chuvas já tenham chegado antes do Outono, estas poderão ser consideradas as chuvas mais perigosas na estrada, daí ser tão importante estarmos atentos à condução e às práticas que precisamos para ter destreza suficiente para nos ajudar em situações mais perigosas.
O Outono traz as condições meteorológicas mais imprevisíveis, por isso todo o cuidado é pouco. Com as primeiras chuvas é normal aparecerem algumas sujidades que o tempo seco fez acumular, como resíduos, poeiras, lixo acumulado na berma da estrada e principalmente óleo, o que torna as estradas mais escorregadias e sujas, prejudicando a aderência do automóvel à estrada, pondo em causa a segurança durante a condução.
Também a chegada da chuva acaba por tornar as estradas escorregadias e reduzir a visibilidade. No entanto, com algumas precauções simples, é possível garantir uma viagem mais segura em dias chuvosos.
Vê aqui alguns dos cuidados a ter:
#1. Atenção aos lençóis de água:
Nos dias de bastante chuva é normal que se formem lençóis de água nas estradas. Caso isso aconteça, reduz a velocidade e conduz com o máximo cuidado possível para evitar algum acidente.
#2. Aumentar a distância de segurança e a distância de travagem:
Com as primeiras chuvas o piso molhado nas estradas acaba por dificultar a aderência do pneu do automóvel fazendo com que haja uma diminuição na capacidade de travagem. Aumentar a distância de segurança dos outros carros e obter assim uma maior distância de travagem vai ajudar-te a ter tempo de reação.
#3. Travar sempre com o motor:
Travar com o motor é uma técnica que deve utilizar quando conduz em pisos molhados, por isso importante quando conduz com chuva.
#4. Verificar regularmente a pressão dos pneus:
A correta pressão dos pneus e profundidade do pneu são essenciais para garantir uma boa aderência a pisos mais molhados ou escorregadios provocados pelas chuvas. Verifica regularmente a pressão dos pneus, se está correta e se estão em boas condições.
#5. Desembaciar os vidros:
Um dos problemas nos dias de chuva é que deixam os vidros do carro embaciados. Por isso, é importante ter os vidros desembaciados para garantir o máximo de visibilidade e fazê-lo antes de iniciar a marcha, evitando assim distrações durante o percurso.