Quantcast
AutomóveisManutenção

Como calibrar os pneus de forma correta?

calibrar os pneus

Sendo um dos componentes mais importantes a ter em conta quando temos um automóvel, neste artigo descobre como calibrar os pneus do teu veículo de forma correta.

Qual é a importância de ter os pneus sempre em dia?

O pneu é o único órgão do carro que faz ligação entre o condutor e a estrada, sendo um dos componentes que em termos de segurança evitam muitas das vezes acidentes, como por exemplo os atropelamentos. 

Quando é utilizada uma pressão mais baixa que o recomendado, os pneus estão sujeitos a uma maior carga de forças nas paredes e nas partes laterais do mesmo, dando assim origem a uma aceleração no processo de desgaste dos pneus. E dependendo do veículo, do pneu e da forma como é utilizado (ou não utilizado) o motor para travar, os pneus gastos podem estender até distância de travagem até 50%, aumentando também o consumo de combustível.

Logo, também não é aconselhável encher os pneus com uma pressão muito elevada, pois esse ato acaba por provocar uma menor aderência dos pneus à estrada e provocando assim um desgaste muito mais rápido do que o habitual. 

Como saber a forma correta de calibrar os pneus?

A pressão dos pneus é medida através do método BAR ou do PSI, também designado por método de medição imperial, variando de veículo para veículo. Mas, em regra geral, o mesmo varia entre os 2.2 BAR e os 2.5 BAR, ou entre os 31 PSI e os 36 PSI.

Caso circules sozinho no veículo, é recomendável usar uma medida mais baixa de 2.2 BAR ou 31 PSI, mas se possuíres uma maior carga de passageiros, maior também deve ser a pressão dos pneus. Aplicando-se assim nestes casos medidas entre os 2.3 BAR e os 32 ou 33 PSI.

Nos modelos Citadinos com um peso abaixo de 1300 Kg, deves utilizar uma pressão de 2.2 BAR e 2.3 BAR ou 31 PSI e 33 PSI. 

Caso tenhas um carro Sedan, uma SUV ou um monovolume, é recomendado optares pela pressão de 2.3 BAR e 2.5 BAR ou 31 PSI e 36 PSI.

As medidas citadas acima são conhecidas como regras gerais, logo caso queiras saber qual a pressão que o fabricante indica para o teu veículo, basta procurares uma placa de metal na porta do condutor do automóvel. 

Dicas para trocar os pneus do teu carro? Clica neste link e descobre tudo o que precisas de saber.

Related posts
AutomóveisDicas

Dicas para realizar uma limpeza eficiente nos estofos do carro

AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?

AutomóveisCódigo da Estrada

Multas de estacionamento: quanto tens de pagar quando deixas o carro mal estacionado?

AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação