Embora desempenhe um papel determinante nas rotinas do nosso dia a dia, com deslocações para tudo o que se necessita, o nosso carro é mais que um mero veículo e não serve como mero meio de transporte. É algo mais importante. Um palco privilegiado para muitas das aventuras que tiveram grande importância na nossa vida. Um companheiro de percurso.
Por exemplo, as road trip realizadas no nosso automóvel são um acontecimento marcante. Fazer uma longa deslocação para passar as férias em família tende a ser uma experiência memorável. Todos recordam com carinho as memórias que o carro preserva. No entanto, convém cuidar bem do carro para ele se apresentar na sua melhor versão.
Ora, com toda a importância que o veículo tem no nosso quotidiano, nessas longas viagens ou nas pequenas deslocações (casa-trabalho, levar os filhos à escola, ir ao supermercado), torna-se natural surgirem nódoas no veículo.
As melhores dicas para remover nódoas dos estofos do carro
Acidentes acontecem, especialmente quando se fazem deslocações com crianças. As nódoas nos estofos de um carro tornam-se prováveis.
Apesar de serem um problema de difícil resolução, basta ouvir alguns especialistas nesta matéria para se confirmar que há soluções para as eliminar.
Se deseja eliminar nódoas dos estofos do carro, tem de tomar nota de algumas dicas populares partilhadas por especialistas.

Ter toalhitas de bebé no carro
É uma dica fundamental. Ter no carro este item pode fazer toda a diferença pois, se passar uma toalhita de bebé numa nódoa recente dos estofos, a facilidade da remoção aumenta exponencialmente. Este item irá facilitar bastante a limpeza da área, contribuindo de forma decisiva para remover nódoas dos estofos do carro com eficácia.
Saber atuar consoante a circunstância
É importante compreender que a nossa ação pode servir para resolver o problema ou para agravá-lo, se não agirmos segundo a especificidade do cenário que temos à nossa disposição.
É fundamental atuar de modo distinto para diferentes contextos. Perceber que diferentes tipos de estofo devem pesar na forma como se atua perante a nódoa. Além disso, também é importante compreender que devemos agir de modo distinto consoante a nódoa.
Limpeza geral
Antes de avançar para a eliminação da nódoa, convém primeiro fazer uma limpeza geral. Ao limpar o interior do habitáculo, deve eliminar o pó, o que é importante, para ele não levante com o movimento no carro, pois poderia entranhar-se na nódoa, dificultando a sua remoção.
A higienização do carro é fundamental pois, não só promove uma maior longevidade ao veículo, como elimina germes e bactérias, tornando o ambiente mais saudável e seguro, o que ajuda a prevenir doenças. Por isso, não se esqueça: antes de iniciar a limpeza, aspire bem o carro.
Materiais distintos
Cada material existe um tratamento distinto para remover a nódoa. Eis o que deve saber a este respeito.
Pele
Para bancos em pele, usar água, sabão neutro e um pano de microfibras será suficiente.
Primeiro, dilua um pouco de sabão neutro em água morna. Posteriormente, esfregue cuidadosamente os bancos com a ajuda de um pano de microfibras. Por fim, termine o serviço com um pano de microfibras seco.
Tecido
Para estofos em tecido, pode recorrer a um detergente multiusos. Pode ainda usar uma escova de pelo macio, uma esponja e um pano de microfibras para eliminar a nódoa. A escova de dentes costuma revelar grande eficácia.
Primeiro, coloque um pouco do detergente na nódoa. Em seguida, deixe que atue ao longo de alguns minutos. Entretanto, num recipiente, dilua um pouco de detergente em água morna. Posteriormente, espalhe a solução criada ao longo do tecido, com a ajuda de uma esponja. Tenha em conta que o local nunca pode ficar encharcado.
Com uma escova de pelo macio, lave o tecido e esfregue, não apenas no local da nódoa, como ao seu redor, cuidadosamente. Por fim, com a ajuda de um pano de microfibras húmido, termine a limpeza, no imediato, passando no local um pano idêntico, mas seco. Pode deixar as portas e/ou as janelas da viatura abertas para promover uma secagem mais rápida do tecido.

Diferentes nódoas
Existem tipos de nódoa que representam dificuldades distintas. Por isso, devemos atuar tendo em conta a sua especificidade.
As nódoas de leite podem ser eliminadas com uma solução caseira composta por vinagre misturado com álcool. Após embeber um algodão nesta solução, passe pela nódoa. Posteriormente, proceda à lavagem normal da área. Usar as toalhitas de bebé neste tipo de nódoas revela-se uma boa decisão, pois irá ajudar na remoção.
Quem tem crianças pequenas sabe que é provável lidar com nódoas de tinta caneta nos estofos do carro, embora elas também possam surgir por via de um adulto distraído. Para fazer desaparecer o risco de caneta, embeba um algodão em leite quente e passe sobre a zona riscada.
Embora esta solução faça desaparecer o risco, irá formar-se uma nódoa de leite. Ora, como já sabe eliminar esse tipo de nódoa, tal não será problemático…
Usar proteção
Investir na compra de uma capa para proteger os estofos não é uma solução para eliminar nódoas. Por isso, surge em último lugar nesta lista de dicas. As capas deste tipo podem impedir que elas surjam. Logo, são um item que pode revelar-se bastante útil.
As capas evitam que determinados produtos (sumo, comida, vinho, cerveja) caiam nos estofos. A capa irá evitar a desvalorização do carro. Apesar de não se tratar de uma opção esteticamente agradável, garante grande proteção aos estofos, impedindo que surjam as indesejadas nódoas.
Como se teve a oportunidade de testemunhar, garantir um ambiente agradável e saudável no interior do carro é bastante simples. Devemos cuidar dele de modo a ele apresentar-se sempre impecável nas nossas melhores memórias…
