Fazer deslocações no carro faz parte do quotidiano de muitos portugueses. As viagens no automóvel que fazem parte das nossas rotinas podem revelar-se bastante aborrecidas quando surgem ruídos irritantes no carro.
A presença de ruídos irritantes no carro não implica necessariamente que o automóvel apresente um problema grave. Contudo, lidar diariamente com esse ruído não é agradável.
Este barulho persistente é chato. Um som parasita que se revela bastante incomodativo. Esse som distrai o condutor e pode tornar a condução bastante desagradável, colocando em causa a segurança na condução. Por isso, convém agir e solucionar o problema, pelo bem de todos.
A origem desses ruídos parasitas pode ser diversa. Vários elementos do carro podem provocar esses barulhos. Descobre as possíveis causas e fica também a conhecer as possíveis soluções que permitirão eliminar esses ruídos irritantes e restaurar a tranquilidade nas tuas viagens.
Ruídos irritantes no carro: o que pode ser e como eliminar esses sons
Existem muitos sons que podem surgir no carro. Entre os mais comuns podemos encontrar: chiadeira, rangeres, apitos, zumbidos, sons metálicos, entre outros. Os diferentes problemas podem significar níveis de despesa distintos.
Pneus danificados
Os pneus podem originar ruídos por diferentes razões. A solução para o problema passa por primeiro identificar a proveniência do som. É relevante saber se o ruído vem da roda dianteira direita ou das rodas de trás.
O som dos pneus deve ser constante e apenas se alterar com a mudança de piso em que se circula. Caso a borracha dos pneus não emita o mesmo som de forma constante, significa que é tempo de verificar os pneus. A pressão do ar, o equilíbrio das rodas ou o simples desgaste podem gerar ruídos inconstantes.
Há a possibilidade de existir desgaste irregular no perfil do pneu. Geralmente, esse é mais pronunciado nos eixos que não são motrizes. Pode surgir ruído nas rodas por estas se encontrarem mal equilibradas. A pressão desajustada dos pneus também pode originar sons indesejados.
Sempre que identificares um barulho parasita nos pneus, deves fazer uma deslocação à oficina. Convém ter um profissional especializado a tratar do assunto. Esse pequeno problema pode ganhar outra dimensão e afetar todo o conjunto de componentes das ligações ao piso.
Falhas nos amortecedores
Ter os amortecedores do carro em más condições pode gerar problemas durante a condução, como sentir-se trepidações constantes e falta de estabilidade. Neste contexto, poderás ouvir sons secos ao atravessar lombadas ou outros obstáculos semelhantes. Uns amortecedores novos darão um fim a esse problema.
Travões “barulhentos”
Este elemento essencial do veículo também pode originar barulhos parasitas. É comum haver sons indesejados nos travões. Quando não se apresentam nas melhores condições, as pastilhas do travão e o suporte das pastilhas do travão podem “esfregar” o disco.
Se ouvires um roçar no momento de pisar o pedal de travagem pode significar que é momento de substituir as pastilhas de travagem. Podes substituir as pastilhas de travão no imediato para resolver esse problema. Ocasionalmente, poderás também necessitar de substituir o disco de travão.
Escape
Ter um tubo de escape solto poderá implicar que o carro apresente um som de chocalho. Sempre que se ouve esse som, gera a sensação de que se trata de um problema muito sério.
Contudo, esse ruído pode ter uma solução simples. Tem o cuidado de verificar se os ganchos ou suportes de borracha se encontram todos no devido lugar. Isso pode resolver esse problema.
Correias
Também se pode ouvir um ruído estridente no alternador e na correia da bomba de água. Esse som ocorre quando se encontram sob tensão. Caso o som parasita seja proveniente
da correia de transmissão, convém procurar uma oficina imediatamente. A intervenção imediata do mecânico pode impedir que surjam danos sérios no motor.
Turbo
Na condução do carro, podes sentir um problema com o turbo. Este elemento pode apresentar um assobio. Quando se ouve esse barulho na condução do carro, isso poderá significar que existe uma falha ou fuga no sistema de sobrealimentação.
Falta de água no radiador
A falta de água no radiador é um problema sério. Quando tal acontece, pode desencadear danos permanentes no motor. Por isso, devemos verificar o nível de água com regularidade, além de acompanhar sempre o termómetro presente no painel do carro. A falta de água no radiador tende a gerar um aquecimento excessivo do carro.
Deves conferir o reservatório sempre que escutares algum barulho de água no carro, como se se tratasse de um vazamento. Certifica-te de que o volume não está a reduzir muito rápido.
Geralmente, quando o carro apresenta um ruído estranho e incomum que persiste, agendar uma visita ao mecânico revela-se a melhor solução. Numa oficina, será identificada a origem do barulho e o problema será resolvido com a maior brevidade.