A Xiaomi deixou de ser uma apenas uma empresa de dispositivos eletrónicos, para entrar na indústria automóvel. Com o lançamento do Xiaomi SU7, a multinacional chinesa vai estrear-se como fabricante de automóveis elétricos.
A Xiaomi apresentou dia 28 de dezembro de 2023, o seu primeiro carro elétrico. Denominado Xiaomi SU7, o veículo posiciona-se como um “sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal’, com o objetivo ultrapassar os limites da performance, do ecossistema e do espaço móvel inteligente”.
A empresa reitera ainda que pretende tornar-se “num dos cinco principais fabricantes de automóveis a nível mundial” e ”revolucionar o segmento dos veículos elétricos”, enfrentando os gigantes da indústria Tesla e Porsche. A empresa investiu mais de 1,4 mil milhões de dólares no desenvolvimento deste novo modelo de automóvel.
Não foram divulgadas informações sobre preços ou data de lançamento do SU7, mas a Xiaomi pretende disponibilizá-lo no mercado chinês até ao final de 2024.
Características do Xiaomi SU7
Este modelo, o Xiaomi SU7, aspira dar luta ao Taycan da Porsche e ao Modelo S da Tesla, pelo que vamos ver se tem as características necessárias para fazê-lo.
Velocidade
A versão de entrada do SU7 destaca-se pelo seu desempenho. Esta versão apresenta um motor traseiro com 298 cv e vai dos 0 aos 100 km/h em 5,28 segundos. Além disso, tem uma velocidade máxima de 210 km/h.
Já a opção mais potente, o SU7 Max, usa dois motores — um em cada eixo, dando mais tração — e oferece 673 cv de potência. O tempo para chegar aos 100 km/h é de apenas 2,8 segundos, competindo com os rivais Porsche Taycan e Tesla Model S em aceleração.
Autonomia
O SU7 e o SU7 Max têm como objetivo dar resposta a uma das maiores preocupações dos automóveis elétricos: a sua autonomia.
Com uma autonomia impressionante de 668 km e 800 km, respetivamente, estes veículos prometem viagens prolongadas sem necessidade de carregamentos frequentes. Para o efeito, utiliza a bateria de ponta Qilin 800V da CATL, com uma capacidade de 101 kWh.
Além disso, o modelo SU7 Max promete uma recarga ultrarrápida em DC, recuperando 510 km de alcance em apenas 15 minutos.
Dimensões
Com relação às dimensões, o SU7 tem 4.997 mm de comprimento, 1.963 mm de largura, 1.455 mm de altura e 3.000 mm de distância entre-eixos, além de uma bagageira de 517 litros.
Assim, o SU7 posiciona-se como um sedan de médio a grande porte, com um tamanho semelhante aos seus rivais Porsche Taycan e ao Tesla Model S.
Além disso, o seu design ostenta o menor coeficiente de resistência ao vento entre os carros de produção, contribuindo para a sua eficiência e desempenho. Está disponível nas cores verde, cinza e azul.
Interior
O interior do Xiaomi SU7 também é impressionante e, naturalmente, sendo de uma empresa multinacional conhecida pela venda de dispositivos eletrónicos, destaca-se pela tecnologia de ponta.
Vai utilizar o sistema operativo HyperOS, que permitirá conectar o carro ao ecossistema da Xiaomi, desde automóveis até dispositivos inteligentes para casas. E os utilizadores de iPhone não precisam de se preocupar: o software do SU7 também é compatível com os protocolos da Apple.
Vem equipado com um chip Qualcomm Snapdragon 8295 e um ecrã central de 16,1 polegadas (aprox. 41 cm) com resolução 3K. Além disso, as duas versões também contam com o sistema de piloto automático — o Xiaomi Pilot — suportado por dois chips Nvidia Orin X e com câmaras de alta definição, sensores LIDAR, além de funções de segurança, direção inteligente e de estacionamento.