Quantcast
AutomóveisLegislaçãoManutenção

AdBlue: O que é e para que serve?

AdBlue: O que é e para que serve?

É provável que já tenhas visto depósitos de AdBlue em alguma estação de serviço. No entanto, a menos que tenhas tido um carro a gasóleo equipado com SCR, provavelmente não sabes em que consiste. Este artigo diz-te tudo o que precisas de saber sobre este líquido.

A necessidade de cumprir com os limites de emissões de gases estabelecidos pelas normas europeias e americanas levaram os fabricantes automóveis a procurar soluções que possibilitassem a redução dos gases poluentes.

Face a esta preocupação, surgiu a tecnologia SCR ou Redução Catalítica Seletiva, que reduz significativamente as emissões, mas necessita de um líquido chamado AdBlue. Fica a conhecer um pouco mais sobre este líquido.

De que é feito o AdBlue?

Segundo a explicação presente no site da Galp, o AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

O AdBlue é incolor, inodoro, não inflamável, não tóxico e, ao contrário do que muita gente pensa, não é um aditivo do combustível. Trata-se de um líquido adicional necessário na maioria dos veículos ligeiros a gasóleo comprados após 2015 e que tenham instalado o sistema SCR ou Redução Catalítica Seletiva.

Que veículos utilizam AdBlue?

Os veículos pesados de mercadorias — camiões, autocarros e autocarros — utilizam a tecnologia SCR e AdBlue desde 2004, e alguns fabricantes de automóveis de passageiros, como a Volkswagen e a Mercedes, utilizam-na há quase tanto tempo.

Além disso, após a última norma europeia Euro 6 que entrou em vigor em setembro de 2015, são cada vez mais os carros a gasóleo equipados com a tecnologia Diesel SCR(Redução Catalítica Seletiva). 

Esta norma exigia que as emissões de óxidos de azoto fossem reduzidas em 56% em relação aos níveis Euro 5. Na União Europeia, o nível de emissões de NOx permitido para veículos a gasóleo é de 80 mg/km, enquanto as emissões de hidrocarbonetos baixaram para 170 mg/km. A maioria dos carros a gasóleo, só conseguem cumprir estas normas através do AdBlue e a tecnologia SCR.

Tecnologia SCR

Quando os motores a gasóleo queimam combustível, o tubo de escape liberta uma grande quantidade de químicos poluentes para a atmosfera. Entre os vários poluentes, estão o óxido de azoto e o dióxido de azoto, que contribuem para problemas respiratórios em pessoas vulneráveis e causam smog e chuva ácida no ambiente.

Uma forma que a indústria automóvel adaptou para lidar com este problema é a chamada Redução Catalítica Seletiva(SCR), a qual é um processo concebido para remover estes óxidos dos gases de escape. E embora esta seja altamente eficaz, requer a injeção de pequenas quantidades de uma solução líquida no escape — o AdBlue

Por isso, este tipo de veículos tem um depósito próprio separado do depósito de combustível. Quando este depósito estiver vazio, o motor fica eletronicamente bloqueado e não arranca.

Como funciona?

O líquido AdBlue é injetado no sistema de escape depois dos gases de combustão passarem pelo turbo.O calor faz com que a ureia e a água do líquido se transformem em amoníaco.

Em seguida, o amoníaco é injetado num SCR, que transforma os óxidos de nitrogénio (NOx) dos gases de escape em água(vapor) e nitrogénio(azoto), antes de serem libertos para a atmosfera.

Consumo do AdBlue?

O consumo de AdBlue varia consoante o consumo de combustível, a temperatura de funcionamento do sistema, assim como a temperatura ambiente.

A maioria dos veículos com este sistema possuem um sistema de aviso no painel de instrumentos que o irá informar em que altura é necessário atestar o depósito de AdBlue. No entanto, se o teu veículo não te avisar, basta fazer algumas contas.

Em média, um automóvel consome cerca de 1,5 a 2,5 litros de AdBlue a cada 1000 quilómetros. Como os depósitos têm geralmente capacidade para 10 a 20 litros de líquidos, deves reabastecer o depósito a cada 5mil a 10mil quilómetros. 

O bocal de enchimento, pode ser encontrado em diferentes partes do veículo, dependendo do modelo do automóvel: sob a tampa do depósito de combustível; na mala; ou no compartimento do motor.

Related posts
AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação

AutomóveisCódigo da Estrada

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?

AutomóveisManutenção

Motor gripado: o que é?

AutomóveisCrédito AutomóvelDicas

Como trocar de carro: conhece as diferentes opções