Tecnologia blockchain, criptomoedas e metaverso são parte de uma realidade que, pouco a pouco, é cada vez menos virtual e cada vez mais material.
Apesar de o mercado de criptomoedas estar a dar mostras de entrar em crise com múltiplas falências e a mais recente bancarrota do Silicon Valley Bank, conhecido pelo banco das startups e criptomoedas, a verdade é que o entusiasmo em relação a estas moedas virtuais e à tecnologia blockchain que sustém a sua infraestrutura continuam em alta e, com o metaverso ao virar da esquina, uma série de novas possibilidades se abrem.
O que é o Metaverso?
Em termos simples, o metaverso é um conjunto de espaços virtuais cuja estrutura assenta na tecnologia blockchain onde se misturam o universo físico e o digital. Nesta plataforma descentralizada e segura que combina diferentes tecnologias, como a Internet, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV), inteligência artificial (IA), reconstrução 3D e Internet das Coisas (IoT), podem ocorrer não só interações sociais, como também económicas e é, sobretudo, nesta última que vem ao de cima o papel das criptomoedas.
Blockchain e Criptomoedas no Metaverso
Como já referimos, a tecnologia blockchain fornece a infraestrutura em que nasce o metaverso, mas via muito além disso. Ao ajudar a construir uma plataforma descentralizada e segura, a blockchain abre as portas para as transações seguras e transparentes no metaverso com recurso a criptomoedas e para o aparecimento de DApps (aplicações no metaverso) que descentralizem ainda mais os serviços e funcionalidades existentes neste “universo paralelo digital”.
Para além disso, a natureza de criptomoedas como a Ethereum acaba por permitir a criação de NFTs, que, por sua vez, podem ser utilizados para representar itens virtuais únicos no metaverso.
Ao permitir interações descentralizadas, trustless e transparentes, a tecnologia blockchain e e as suas várias aplicações, incluindo as criptomoedas, ajudam a construir um metaverso mais aberto, seguro e eficiente em termos de interação social e negócios.
Estas são algumas das utilizações da tecnologia blockchain no presente, mas com o desenvolvimento e aprofundamento desta tecnologia aplicada ao metaverso pode ver nascer uma série de outras funcionalidades.
Apesar de já contra com alguns anos, o metaverso ainda não explorou totalmente as suas potencialidades, como é o caso, por exemplo, da tecnologia que permite a criação de ambientes mais realistas, imersivos e intuitivos ou a questão, por resolver, da necessidade do metaverso em redes de alta velocidade e baixa latência capazes de suportar um grande número de utilizadotres em tempo real, bem como ferramentas e plataformas para criar e compartilhar experiências virtuais.
Com o crescimento do metaverso, estas e outras questões serão resolvidas com auxilio de novas tecnologias como a realidade estendida (XR), a IA, Machien Learning, sistemas de nuvem (cloud), computação de ponta e conectividade 5G permitindo que este mundo virtual se torne mais imersivo e realista.
Neste desenvolvimento, a tecnologia blockchain será crucial, permitindo que o metaverso registe transações com segurança e transparência e, simultaneamente, contribuir para a criação de ativos digitais e novas aplicações.