Quantcast
LifestyleSustentabilidade

Cápsulas de café reutilizáveis: os prós e contras no dia-a-dia

Cápsulas de café reutilizáveis

As cápsulas de café reutilizáveis são uma ótima maneira de poluíres menos enquanto fazes o teu café da manhã, mas será que valem a pena? 

As cápsulas de café reutilizáveis com um objetivo: satisfazer a necessidade do consumidor de ter uma opção sustentável e diferente na compra do seu café em cápsula. 

Existem vários modelos e estruturas, de modo a poderem ser utilizadas em máquinas famosas no mercado do café, como a Nespresso ou Dolce Gusto, e podem ser encontradas facilmente em lojas online.

As cápsulas de café reutilizáveis são feitas de alumínio, aço inoxidável ou plástico, sendo que são mais económicas, resistentes e sustentáveis em comparação com as cápsulas tradicionais.

As de plástico tendem a ser as mais baratas, podendo ser utilizadas até cerca de 50 vezes. Não tão eficazes, no entanto, na altura de armazenar o café em pó, portanto cuidado com as quantidades!

Por sua vez, as de alumínio e aço inoxidável são mais eficazes neste último aspeto, contando também com uma maior durabilidade.

Neste tipo de cápsulas, é aconselhável recorrer a café de moagem média ou fina. Podes, se for possível, investir num moínho de café!

Mas quais são as vantagens concretas destas cápsulas de café reutilizáveis?

Em primeiro lugar, estas cápsulas reduzem a produção de lixo, visto que podem ser utilizadas diversas vezes. O consumidor pode também economizar, visto que pode comprar o café em embalagens tradicionais, o que sai mais barato do cápsulas tradicionais. 

Outra das vantagens é que estes objetos são mais divertidos e criativos! Podes criar os teus blends de café e misturas com outros ingredientes, criando uma bebida a teu gosto e novos e diferentes sabores.

Existem, no entanto, algumas desvantagens associadas às cápsulas reutilizáveis.

O primeiro problema tem a ver com a compatibilidade da maior parte destas cápsulas. Uma larga percentagem das mesmas não serve na grande maioria das máquinas.

Outro dos problemas encontra-se no processo de encher a cápsula, visto que nem sempre é fácil acertar na quantidade de café, sendo, no entanto, uma questão de hábito!

O sabor do café nestas cápsulas também acaba por ser diferente e menos duradouro do que nas de género tradicional.

Pesando, no entanto, todos os fatores, as cápsulas de café reutilizáveis revelam-se como sendo um investimento de valor, tendo também em conta que o desenvolvimento de novas formas deste objeto trará mais versatilidade, nomeadamente ao nível da compatibilidade com diversas máquinas, e melhorias na preparação do café.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Soluções para poupar energia em casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para renovar a casa de banho

Casa & DecoraçãoLifestyle

Obras em casa: tudo o que precisas de saber

Casa & DecoraçãoLifestyle

Isolamento térmico: importância e benefícios