Diz-se que o ano novo traz uma vida nova, mas para que isso aconteça é importante começarmos, desde logo, por fazermos um bom planeamento financeiro para 2024.
Para que entremos com o pé direito em 2024 e façamos deste ano um sucesso em termos financeiros, tome nota das dicas que temos para si.
Dicas para um bom planeamento financeiro em 2024
- Elaborar um Orçamento (e cumpri-lo)
O primeiro passo para que 2024 nos sorria em termos financeiros é, sem sombra de dúvida, começarmos por elaborar um orçamento e, acima de tudo, cumpri-lo.
Comece por identificar os rendimentos e despesas que conta ter ao longo do ano. Apesar de poder ser uma tarefa difícil para muitos, faça uma estimativa com baixas expectativas em relação aos rendimentos e uma estimativa por alto para as despesas, pois assim terá margem de manobra se sofrer uma quebra nos seus rendimentos mensais.
Para além de ficar com uma percepção mais clara de quanto pode gastar, ao elaborar um orçamento fica, igualmente, com uma excelente ferramenta de poupança em mãos, já que lhe permitirá identificar mais facilmente onde pode cortar nos gastos.
Por último, incluía neste orçamento também os gastos com empréstimos e possíveis investimentos num PPR, compra de uma casa ou na educação dos seus filhos.
- Saldar as dívidas do cartão de crédito
Um dos maiores sorvedouros de dinheiro das famílias portuguesas são os cartões de crédito. Apesar de nos permitirem fazer compras sem que tenhamos, no imediato, o dinheiro para tal, os cartões de crédito oferecem, regra geral, taxas de juro mais altas do que outros tipos de créditos ao consumo levando-nos a pagar até quatro vezes o dinheiro que gastamos.
Por isso, de modo a garantirmos mais dinheiro na carteira no final de cada mês, procure eliminar todas as dívidas que tenha decorrentes de cartões de crédito.
- Investir
A melhor forma de aumentar a nossa taxa de poupança é investir parte do nosso dinheiro em produtos financeiros de baixo risco, como é o caso de Planos Poupança Reforma, Certificados do Tesouro ou Certificados de Aforro.
- Não apostar em jogos de azar
Jogos como a raspadinha, o euromilhões ou as mais recentes apostas são um verdadeiro perigo para o equilíbrio da sua vida financeira em 2024.
Apesar de estimularem o sonho, a verdade é que as probabilidades de ganhar nestes jogos e se tornar milionário são baixíssimas e podem tornar-se numa adição que irá dar cabo de qualquer planeamento financeiro.
- Criar ou reforçar um fundo de emergência
Diz a sabedoria popular que “homem prevenido vale por dois” e isso não poderia ser mais verdadeiro quando estamos a falar de planeamento financeiro.
Assim, de modo a estar preparado para qualquer imprevisto ou emergência financeira, crie um fundo de emergência e vá alimentando-o ao longo de todo o ano.
- Renegociar contratos de luz, gás e telecomunicações
Uma boa forma de conseguir uma maior liquidez no final de cada mês de 2024 é renegociar os seus contratos de luz, gás e telecomunicações.
Utilize os comparadores online para perceber se existem alternativas mais baratas no mercado. Em caso positivo, tente renegociar junto da sua operadora ou mude de fornecedora de luz e gás.
No caso da eletricidade, é importante notar que os preços no mercado regulado vão sofrer um aumento de 2,9%.