Se deseja investir em ações para aumentar o seu rendimento anual em 2025, mas não sabe por onde começar, então veio ao sítio certo.
Para poder construir um pé-de-meia generoso ao longo dos próximos anos com a maior segurança possível, tome nota das dicas que temos para si em que, além de aprender a começar a investir, vai conhecer as melhores ações em 2025.
Venha daí!
Como começar?
Disciplina, tranquilidade e estudo do mercado, muito estudo, são três pedras basilares do investimento em ações que o podem levar a bom porto, isto é, aos ganhos que espera alcançar.
Isto é, contudo, a ponta do icebergue no que concerne ao processo de começar a investir em ações.
Assim, para que comece com o pé direito a sua aventura no mercado de ações em 2025, tome nota destas cinco dicas/conselhos que temos para si:
1 – Tenha uma mentalidade a longo prazo
Os ganhos não serão imediatos e, provavelmente, passará por períodos em que as suas ações poderão ficar abaixo do preço a que as comprou, o que significa que, nesse momento, estará a perder dinheiro, mas calma, não tome decisões precipitadas.
A volatilidade do mercado de ações com as suas constantes subidas e descidas é um verdadeiro teste à paciência, razão mais do que suficiente para que, antes de começar a investir em ações, prepare-se para estas vicissitudes mentalizando-se de que este investimento se equipara a uma maratona e não a uma corrida de sprint.
Não se assuste, correções superiores a 50% no valor das ações são algo relativamente normal e não devem ser alvo de decisões precipitadas da sua parte.
2 – Evite a alavancagem
Investir mais dinheiro do que aquele que possui recorrendo, para tal, a créditos, CFDs ou futuros não é boa ideia e até tem um termo financeiro que o define: alavancagem.
Apesar de poder ganhar mais, o risco que corre de perder tudo o que investiu é exponenciado, já que basta uma pequena queda nas ações que comprou para registar perdas avultadas e até falência, senão vejamos:
Alavancagem | % de queda das ações para perder tudo |
1,5 vezes | -67% |
2 vezes | -50% |
3 vezes | -33% |
4 vezes | -25% |
5 vezes | -20% |
10 vezes | -10% |
Face a este perigo, recomendamos que comece sempre com capitais próprios e nunca alavanque o investimento.
3 – Diversifique os seus investimentos
Diversificar o investimento que fizer é não só uma abordagem, como também uma excelente forma de proteger o seu dinheiro.
Além disto, a diversificação vai aumentar as probabilidades de compensar eventuais perdas numas ações com ganhos avultados em outras, ajudando-o, deste modo, a manter uma boa saúde financeira.
4 – Não ceda a impulsos
Controlar os seus impulsos é uma parte importantíssima de jogar na bolsa de ações, pois isso impedi-lo-á de cortar lucros cedo demais vendendo os seus ativos quando estes começam a valorizar-se.
Permita que as ações com mais potencial cresçam e multipliquem várias vezes o seu valor ou esgotem a sua valorização antes de as vender.
5 – Analise o mercado
Para identificar boas oportunidades de negócio e não ficar com uma carteira de ativos com pouca margem de lucro, é fundamental que faça uma análise de qualidade do mercado em que, entre outras coisas:
– Avalie a saúde financeira das empresas em causa;
– Compare a relação risco-retorno entre diferentes ações;
– Analise o histórico das ações.
Melhores ações onde investir em 2025
Como já referimos, o mercado de ações é volátil tornando mais complexo o processo de afirmar, sem reservas, que uma determinada ação é melhor do que outra, ainda assim há dados que, bem analisados, nos permitem dizer, com algum grau de certeza, quais os ativos com mais potencial de valorização em 2025.
Sem qualquer hierarquização, deixamo-lo, então, com as 7 melhores ações para 2025:
- Accenture
A primeira aposta vai para a Accenture, nome grande no negócio da consultoria e serviços empresariais que, graças à sua solidez financeira, boa diversificação geográfica e baixo risco na atividade que desenvolve, garante níveis de rentabilidade altos que resultam em ações com alto potencial de valorização.
A ajudar a sua solidez, a empresa está na liderança da implementação de soluções digitais à base de IA generativa, o que lhe dá boas perspetivas futuras.
- Air Liquide
Especialista em gases industriais, a francesa Air Liquide está, neste momento, com um ambicioso projeto em marcha que dar resposta às crescentes necessidades decorrentes da transição energética, como o hidrogénio verde, digital (condutores e semicondutores) e até da saúde, o que indica uma forte propensão para a valorização das suas ações ao longo dos próximos anos.
- Amazon.com
Se há aposta certa, essa é a compra de ações da Amazon, maior retalhista do mundo, graças aos milhares de trabalhadores que emprega que tornam esta companhia atrativa para consumidores de, literalmente, todo o mundo.
No início deste ano, a Amazon vai divulgar lucros recorde que, estima-se, deverão continuar a crescer mais de 20% em 2025 e em 2026.
Não existe mundo digital e soluções inovadores sem semicondutores e é exatamente isto que a neerlandesa providência e que faz dela a maior empresa do setor a nível mundial.
Ao ser praticamente monopolista do mercado europeu deste tipo de componentes, a empresa tem um poder significativo na fixação de preços que, na prática, acaba por lhe dar uma excelente margem operacional que torna as suas ações um bem precioso.
- BlackRock
Se pensa que as guerras na Ucrânia e os constantes golpes de estado patrocinados pelos Estados Unidos da América em todo o mundo são apenas um desejo desinteressado de lhes “levar a democracia”, então é altura de pensar duas vezes e anotar este nome: BlackRock.
Especialista na “gestão de ativos”, isto é, projetos de reconstrução de zonas de guerra, apropriação de empresas estatais de gás e petróleo e venda de armas, a BlackRock é o braço financeiro dos oligarcas americanos em vários pontos do globo.
Como o globo está em brasa, esta empresa valorizou 34,75 em 2024 e, com a continuação da guerra na Ucrânia, o genocídio em Gaza e a invasão do Líbano e Síria por parte de Israel, parceiro privilegiado da BlackRock, é esperado que as ações da companhia valorizem ainda mais.
- Novartis
O setor farmacêutico é, sem dúvida, um dos mais seguros e com maior potencial de crescimento que pode encontrar enquanto investidor.
Nesta área, recomendamos que aposte na Novartis, farmacêutica suíça que, recentemente, elevou as suas expectativas de crescimento de 5% para 6% até 2028 graças, sobretudo, à sua carteira de patentes de produtos inovadores.
- REN
Terminamos com uma aposta nacional, neste caso na REN (Rede Elétrica Nacional), empresa outrora estatal que faz a gestão monopolista das redes de transporte e armazenamento de gás e eletricidade em Portugal e que opera também no Chile.
Graças a esta atividade de baixo risco e altamente regulada, bem como a novos projetos relacionados com a transição energética, investir em ações da REN é um bom negócio.
Com uma atividade muito regulada e de baixo risco, está envolvida em alguns novos projetos ligados à transição energética, o que pode dinamizar um pouco a sua atividade.
Porém, continuará a ser uma empresa de perfil conservador, com perspetivas de crescimento limitadas, mas que apresenta uma boa estabilidade dos resultados e um dividendo atrativo e regular (rendimento líquido de 4,8%).
Apesar de afetada pela evolução das taxas de juro, a cotação apresenta uma volatilidade muito abaixo da média.