Se é licenciado, fala inglês e o seu sonho passa por iniciar o seu trajeto profissional no estrangeiro, o programa de estágios remunerados internacionais INOV Contacto pode ser aquilo que procura.
O que é o INOV Contacto?
Promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e apoiado pela União Europeia, o INOV Contacto é um programa de estágios internacionais dirigido a jovens com formação superior, entidades portuguesas em mercados externos e multinacionais, e organizações mundiais, que queiram reforçar as suas equipas com os talentos saídos das universidades portuguesas.
No total, este programa oferece estágios remunerados em 82 países e conta com 1284 empresas associadas.
Um estágio remunerado internacional INOV Contacto tem uma duração que varia entre 6 e 9 meses, período no qual os jovens estagiários são convidados a desenvolver as competências que adquiriram na sua formação académica em contexto real de trabalho no mercado internacional.
Quem se pode candidatar a um estágio INOV Contacto?
As regras são simples. Quem quiser candidatar-se a um estágio INOV Contacto tem que cumprir estes predicados:
- Comprovar que detém uma licenciatura ou mestrado;
- Não ter mais de 29 anos;
- Ser fluente em português e inglês (tendo que comprovar este último caso através de um certificado) e o conhecimento de outra língua será ainda valorizado;
- Motivação e autonomia para criar e seguir uma carreira internacional;
- Estar desempregado;
- Ter disponibilidade para realizar um estágio remunerado em qualquer parte do mundo (pois não é possível escolher o local de destino);
- Residir legalmente em Portugal.
Apesar de estar aberto a jovens licenciados em qualquer área de formação, este programa assume uma preferência por candidatos das áreas de gestão, economia, marketing, engenharia e tecnologias de informação, redes ou telecomunicações.
Como fazer a candidatura?
Se cumpre os pré-requisitos definidos pela entidade promotora do INOV Contacto e quer fazer a sua candidatura a este programa de estágios, saiba que o processo é simples e inteiramente online.
Para que a candidatura seja válida, basta que o candidato preencha o formulário e o anexe junto com mais três documentos:
- Formulário de candidatura;
- Currículos em Inglês e Português (modelo Europass);
- Certificado de Licenciatura ou Mestrado Integrado (5 anos);
- Certificado de Língua Inglesa (emitido a partir de 2017).
Caso a sua candidatura seja aceite, ao longo das etapas de seleção que se seguirão, deverá ainda entregar à empresa de Recursos Humanos responsável, os seguintes documentos:
- Original do Certificado de Licenciatura/Mestrado Integrado;
- Original do Certificado de Língua Inglesa.
Datas de candidatura ao INOV Contacto 2021
Quem quiser apresentar a sua candidatura ao programa INV Contacto 2021 tem até dia 30 de setembro para o fazer. Caso ultrapasse esta data ou a sua candidatura seja rejeitada, tem sempre a oportunidade de se candidatar no próximo ano.
No caso de já ter concorrido, ter sido selecionado mas, por algum motivo, não ter realizado o programa de estágio, então não terá mais oportunidades para o fazer.
Etapas de Recrutamento e Seleção
Como referimos no último parágrafo do ponto anterior, após a candidatura, seguir-se-ão várias etapas de seleção, todas de cariz eliminatório, a saber:
Etapa 1 – Pré-Seleção das candidaturas
Ponderação de requisitos determinados previamente e numa dupla perspetiva:
Do candidato – tipologia da licenciatura, média final do curso, domínio de idiomas e formação avançada;
Das entidades de acolhimento – perfis previamente identificados e pedidos das entidades inscritas no programa.
Etapa 2 – Seleção e Recrutamento
Avaliação da motivação, capacidades técnicas e de personalidade.
O recrutamento e seleção dos candidatos ao estágio são efetuados pela AICEP, em conjunto com uma entidade externa, previamente selecionada para o efeito.
Esta etapa consiste na realização duma série de testes e entrevistas de aferição do perfil adequado que serão realizados obrigatoriamente, em local e data a indicar pela AICEP ou por entidade externa.
Finalizado o processo de recrutamento e seleção, todos os candidatos recebem informação via e-mail sobre o resultado/status da sua candidatura (APTO e NÃO APTO).
Etapa 3 – Matching
Esta fase, da responsabilidade da AICEP, consiste no cruzamento dos perfis dos candidatos APTOS com os planos de estágio apresentados pelas entidades inscritas no INOV Contacto.
Etapa 4 – Convite
Os candidatos APTOS só integram definitivamente o INOV Contacto se existir adequação do seu perfil às necessidades identificadas pelas entidades de acolhimento.
Todos os candidatos APTOS receberão informação, via e-mail, sobre o resultado da sua candidatura.
Validado o perfil pela entidade de acolhimento, é enviado e-mail convite para o Candidato APTO para integrar o Programa. Este e-mail apresentará um prazo para resposta. Se o candidato APTO aceitar o convite e posteriormente desistir da sua participação do programa, não poderá voltar a candidatar-se.
Se o candidato APTO não aceitar o convite poderá candidatar-se numa edição futura desde que reúna os requisitos obrigatórios definidos para a mesma.
Estrutura do Estágio
Se a sua candidatura for aceite e cumprir todas as etapas de triagem com sucesso, estará perto de iniciar o seu estágio internacional. Este estágio terá a seguinte estrutura:
- Campus (3 a 5 dias): Marca o início do seu estágio, com um curso intensivo de Práticas Internacionais e onde fica a saber o país de destino e a sua entidade de acolhimento.
- Portugal – Formação em contexto real de trabalho.
- Estrangeiro (até 6 meses): O candidato é integrado na equipa e projeto da sua entidade de acolhimento, onde dará cumprimento ao plano de estágio definido.
- Sessão de Encerramento (1 dia): Evento onde se partilham experiências de estágio, com entrega de certificados e avaliação final.
Remunerações e outros benefícios
A partir do momento em que assina o seu contrato de estágio, vai poder contar com os seguintes benefícios:
- Bolsa (desde o Campus até ao último dia de estágio no estrangeiro);
- Subsídio de Refeição (desde o Campus até ao último dia de estágio no estrangeiro);
- Subsídio de Alojamento (a partir do dia da viagem até ao último dia de estágio no estrangeiro);
- Uma viagem de ida e volta;
- Seguro de acidentes de trabalho (desde o Campus até ao último dia de estágio no estrangeiro);
- Seguro de acidentes pessoal e seguro de saúde (desde o dia da viagem até ao último dia de estágio no estrangeiro).