O mundo do trabalho tende a ser bastante competitivo. Embora se reconheça que diferentes profissões representam desafios distintos, as funções que impliquem um ambiente stressante podem implicar efeitos indesejados no trabalhador.
Passar por momentos de stress no trabalho faz parte do quotidiano de muitas pessoas. Em determinadas tarefas, sentir stress pode ter um efeito positivo ao querer concluir algo com maior celeridade, ajudando-nos na concretização de determinados objetivos e no desempenho das nossas funções. Há até quem defenda que essa realidade pode contribuir para aumentar a nossa criatividade na resolução de problemas.
O problema do universo das empresas é que tornou-se comum o stress atingir níveis elevados. Por isso, caberá às organizações estarem mais atentas à saúde dos seus trabalhadores e procederem a certas mudanças que promovam ambientes organizacionais mais saudáveis.
Podem surgir efeitos bastante negativos quando há um stress exagerado em contexto laboral. As consequências do stress podem ter impacto não só no trabalhador, mas também na própria organização. Iremos apresentar uma lista com algumas das consequências nefastas de um ambiente stressante.
Stress e as suas diferentes causas
De que falamos quando falamos de stress? Embora seja comum falarmos ou ouvirmos o termo, muitas pessoas desconhecem o conceito. O stress consiste num conjunto de reações (sejam elas físicas, químicas e / ou mentais) que surgem como resposta a algum fator que desencadeia um desequilíbrio do organismo.
O stress manifesta-se pela soma de perturbações orgânicas e psíquicas originadas por agentes agressores (nomeadamente, fadiga e situações de conflito), podendo criar ainda ansiedade, angústia e depressão.

Causas pessoais
Todos temos caraterísticas individuais, diferentes necessidades, aspirações distintas, maior ou menor estabilidade emocional. Ao longo da nossa vida, vivemos um conjunto de experiências. A nossa autoestima e os padrões de comportamento são alguns dos fatores que contribuem para uma maior ou menor flexibilidade para lidar com esses contextos stressantes.
Algumas dessas especificidades podem promover uma maior predisposição para o stress. Embora haja individualidades que conseguem lidar com o stress de uma forma mais tranquila, outras tendem a agir de forma mais negativa a um ambiente stressante.
Variáveis como privação de sono, falta de paciência, saúde precária, sedentarismo e baixa autoestima interferem no modo como uma pessoa reage ao stress, independentemente deste provir do trabalho ou da vida pessoal.
Causas ambientais
O stress no trabalho pode surgir por causas ambientais. Determinados fatores externos e contextuais podem induzir à formação de um ambiente stressante. Eis alguns fatores que podem contribuir para stress em contexto laboral:
- sobrecarga de tarefas
- insegurança
- rigidez da chefia
- monotonia
- falta de organização
- falta de apoio dos colegas e chefias
- autoritarismo dos superiores hierárquicos
- falhas na comunicação interna
- sensação de pouca participação do colaborador
- pouca possibilidade de progresso
- salário desajustado

Principais consequências
Ora, quando o trabalhador enfrenta um ambiente stressante, as consequências do stress surgem com naturalidade, prejudicando diretamente a pessoa e os outros colaboradores, além da empresa.
A redução da produtividade do trabalhador é uma das consequências da constante exposição ao stress e pode reduzir a capacidade de concentração do trabalhador. Além disso, poderá afetar a respetiva tomada de decisão. Ora, neste contexto desfavorável, a pessoa tende a aumentar as suas falhas.
Outras consequências do stress são a frustração que promove o absentismo do trabalhador. Frequentemente, quando a pessoa se encontra a lidar com problemas de mal-estar físico ou mental fruto do stress excessivo, tende a optar por faltar regularmente ao trabalho.
Vivenciar níveis de stress elevados é frequentemente desolador. O esgotamento pode surgir neste contexto de prolongada exposição ao stress. O quotidiano destas pessoas é vivido no limite, num estado de exaustão física e mental. Ora, neste contexto, os níveis de cansaço atingem picos que tendem a impactar no desempenho e na realização de tarefas, gerando até falta de motivação.
A constante exposição ao stress pode originar um estado de exaustão mental que prejudica a criatividade do trabalhador no exercício das suas funções. A sua capacidade de pensar é limitada pelo contexto. Há menor capacidade para se ser inovador e criativo.
Os conflitos interpessoais surgem com maior frequência em quem vive num contexto de stress constante. Os profissionais tendem a revelar-se impacientes ou com pouca vontade de colaborar. Não é incomum o ambiente de trabalho tornar-se tóxico, o que não é benéfico para ninguém.
Ora, naturalmente, os colaboradores tendem a querer fugir de um emprego que implica ter de lidar com níveis de stress elevados no trabalho, especialmente quando sentem que a entidade empregadora não dá o apoio de que necessitam. Como existe uma constante procura dos trabalhadores por ambientes de trabalho menos stressantes, as empresas têm de lidar constantemente com a rotatividade das equipas.
É importante que as empresas façam por cuidar do estado geral de saúde dos seus trabalhadores. Faz parte da sua responsabilidade promover um contexto de trabalho que promova o bem-estar psicológico dos seus colaboradores.
Estes elementos são indispensáveis para qualquer organização. Por isso, se se pretende que os trabalhadores se mantenham uma mais-valia, deve existir esse cuidado.
Uma forma de promover o bem-estar está no gesto de conceder formação para fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários. Esta solução serve de exemplo de uma medida que gera efeitos positivos.
Por exemplo, uma formação centrada nas competências pode influenciar o bem-estar dos trabalhadores, melhorando diferentes habilidades, seja a comunicação, o trabalho em equipa ou outra.
Quando há trabalhadores felizes em ambiente saudável, há mais capacidade de lidar com o stress, mas também maior rendimento, maior produtividade. Logo, todos ganham!
