Quantcast
CarreiraFormação & CarreiraTendências

Green Jobs Report: As principais tendências  

Green Jobs Report

Vamos falar de Green Jobs. Entende-se por empregos verdes, empregos que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores económicos para níveis que sejam pelo menos sustentáveis.

No passado dia 26 de setembro, data em que Portugal assinalou o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade – simbolicamente, o mesmo dia em que a Organização das Nações Unidas adotou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – O ManpowerGroup divulgou , no âmbito dos seus Global Insights, o relatório Green Jobs Report, no qual aponta as principais tendências em gestão de talento a considerar pelas lideranças organizacionais que visam um futuro de negócios mais alinhado com a economia verde, uma tendência que tem vindo a crescer e que, atualmente, 70% dos empregadores estão a recrutar para empregos ou competências verdes. 

“Apesar de cada vez mais empresas terem objetivos claros de descarbonização e transição dos seus modelos de negócios no sentido de uma maior sustentabilidade, enfrentam também um importante desafio: o acesso ao talento qualificado que lhes permitirá concretizar esses objetivos. Embora o número de profissionais dotados de competências verdes esteja a aumentar, não cresce a um ritmo capaz de acompanhar o aumento da procura”. afirma Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup.

Green Jobs Report: As principais tendências  


Tendência 1: Nova geração exige mais sustentabilidade

No espaço de um ano, 51% dos consumidores globais, de todos os grupos etários, afirmaram que a sustentabilidade se tornou mais importante para eles e, no mesmo período, 49% declarou ter pago um valor adicional por um produto, por este ser sustentável (dados do IBM Institute for Business Value).

Tendência 2: Ação governamental está a acelerar transição nos modelos de negócio

55% dos líderes empresariais inquiridos preveem que os investimentos na transformação verde das empresas e nas questões ambientais, sociais e de governação (ESG) ultrapassarão a tecnologia e outras megatendências como principais criadores de emprego nos próximos cinco anos.

Tendência 3: ESG no foco dos líderes empresariais

Enquanto mais de um terço (34%) das maiores empresas do mundo têm o compromisso de se tornarem neutras em carbono, quase todas (93%) não conseguirão atingir os seus objetivos se não duplicarem, pelo menos, o ritmo de redução das emissões até 2030. 91% em Portugal carecem do talento necessário para implementar os seus objetivos.

Tendência 4: Adoção de tecnologia verde está a acelerar

O investimento global na produção de petróleo foi já ultrapassado pelo investimento em energia solar, que atingiu uma média de mil milhões de dólares/dia. Também a quota de veículos elétricos nas vendas mundiais de automóveis está em forte crescimento, devendo alcançar perto dos 90%, até 2050. Ao mesmo tempo, na Europa, 35 milhões de edifícios deverão ser renovados, para melhorar o consumo de energia antes de 2030, criando 160.000 novos empregos no setor da construção.

Tendência 5: Novo “colarinho” no trabalho é Verde

Empregadores de todos os setores a nível global estão especialmente interessados em recrutar para funções/competências verdes em funções técnicas especializadas, tais como Indústria e Produção (36%) e Operações e Logística (31%). No entanto, também procuram competências verdes para funções no domínio das TI & Data (30%), Vendas e Marketing (27%), Engenharia (26%), Administração e Apoio Administrativo (25%) e Recursos Humanos (25%).

Related posts
CursosFormação & Carreira

Qual é o segredo dos estudantes de sucesso?

CursosFormação & Carreira

Aprender inglês é fundamental. Percebe porquê

CarreiraFormação & Carreira

Quais são as habilidades que os Recursos Humanos valorizam?

CursosFormação & Carreira

Curso profissional: uma opção de formação com futuro