Conseguir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é, como todos sabemos, uma tarefa fácil.
Apesar deste equilíbrio se assemelhar a uma manta demasiado curta que se puxamos para um lado acabamos por destapar do outro, consegui-lo é importantíssimo para conseguirmos uma boa qualidade de vida e evitarmos problemas de saúde física e mental.
Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Por maior que seja a nossa ambição em termos profissionais, há limites que, quando ultrapassados, trazem consequências graves a nível físico e mental como:
- Depressão, ansiedade, burnout
- Stress
- Problemas nas relações familiares
- Problemas nas relações sociais
- Falta de tempo
- Quebra na produtividade
- Problemas físicos
- Dor na lombar, dores de cabeça, tendinites, dores musculares, etc.
- Outras doenças
Para que nenhuma destas consequências se torne uma realidade, urge dizer Basta! e separar o tempo dedicado a cada área da nossa vida. Como? É o que veremos já de seguida.
Como conseguir o equilíbrio?
Como a vida não é só trabalho, de modo a permitir-se oferecer a si mesmo uma maior qualidade de vida, fique com algumas dicas que lhe vão permitir alcançar o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional.
- Aprenda a delegar tarefas
Há quem leve a expressão popular “se queres uma coisa bem-feita, fá-la tu mesmo” demasiado à letra. Ainda que a sua ambição de ser o melhor o leve a sentir que tem de fazer tudo para que nada corra mal, a verdade é que se quer oferecer-se uma maior qualidade de vida, tem de aprender a delegar tarefas.
Não subestime a sua equipa e confie-lhes algumas das tarefas. Confie em que cada pessoa tem um talento específico e que, mesmo sem estar presente, o trabalho vai ser bem feito.
- Faça por fazer o que gosta
Todos gostaríamos de fazer aquilo que nos dá mais prazer, mas por condicionantes várias (dinheiro, tempo, etc.) nem sempre o podemos fazer. Apesar destas dificuldades, pode e deve encontrar uma forma de se forçar a cumprir com este compromisso.
Por exemplo, compre os bilhetes para aquela viagem que gostaria de fazer e arranja sempre desculpas para não a empreender, não diga que quer fazer exercício, ao invés, comece a correr ou registe-se num ginásio.
- Aprenda a desligar
Deve exercer o direito a desligar. Não atenda chamadas de trabalho fora do horário de expediente, não responda a e-mails e ausente-se do Skype. Se isso o deixar mais tranquilo, defina um meio de comunicação de emergência para que a sua equipa possa contactá-lo se for mesmo necessário.
- Dê prioridade a si
Da mesma forma que impõe objetivos ao seu trabalho, faça-o também na sua vida pessoal. Priorize-se e dê corpo aos seus sonhos com a mesma importância que o faz na sua vida laboral.
- Aplique os princípios de sucesso no trabalho à sua vida pessoal
Aplique à sua vida pessoal os princípios que norteia a sua vida profissional e que lhe permitem ter sucesso naquilo que faz.
É possível que nem todos funcionem da mesma forma, mas no que toca à gestão de tempo e motivação, alguns segredos podem ajudá-lo a manter o equilíbrio a nível familiar da mesma maneira que o faz com o trabalho.