A entrada no mercado de trabalho pode trazer alguma ansiedade, pois nem sempre a transição entre a vida académica e a vida profissional ocorre de forma tranquila. Se está à procura do primeiro emprego, siga algumas destas dicas.
- Elabore um CV
O primeiro passo para conseguir um emprego será elaborar um Curriculum Vitae (CV). Uma vez que ainda não iniciou o seu percurso profissional, deverá destacar a sua formação, assim como, atividades extracurriculares que possa ter. Lembre-se de todos os cursos, formações, empregos de verão e não se esqueça dos projetos de voluntariado. Embora possa não ser evidente, a forma como gasta o seu tempo livre, irá dar algumas pistas ao potencial empregador sobre o seu perfil.
Não se esqueça de mencionar as competências linguísticas e informáticas, elas são bastante valorizadas hoje em dia.
O seu CV é o seu reflexo profissional, e, por isso, deve ser claro, sucinto e bastante objetivo no conteúdo.
- Crie um perfil no LinkedIn
Caso ainda não tenha um perfil no LinkedIn, agora é o momento para o criar. Deverá, tal como no CV, descrever as suas competências e conquistas da forma mais completa possível. Depois do seu perfil estar completo, deverá estabelecer contacto com as empresas e os profissionais da sua área de interesse.
Não se esqueça de adicionar alguns colegas de curso, familiares ou amigos, colegas do projeto de voluntariado do qual fez parte, pessoas que o possam ajudar profissionalmente ou até mesmo ex-professores. O LinkedIn é uma plataforma de networking profissional, por isso, é importante escolher os seus contactos com cuidado e critério, pois através das suas ligações, poderá encontrar a sua próxima oportunidade de emprego.
No LinkedIn, terá acesso a vagas de emprego dentro da rede e poderá, em alguns casos, realizar a sua candidatura diretamente através da mesma.
- Procure anúncios online
Faça uma pesquisa na internet, direcionada para a sua área profissional, verá que existem várias páginas onde poderá encontrar anúncios e criar alertas para as áreas e zonas geográficas do seu interesse, de modo a facilitar o processo de pesquisa diário.
Poderá também aceder ao portal do IEFP ou, em alternativa, visitar o seu centro de emprego, para que consiga consultar todas as ofertas disponíveis na sua área de residência.
- Envie candidaturas espontâneas
Se gostava muito de trabalhar para uma determinada empresa, pode e deve entrar em contacto e fazer uma candidatura espontânea. Poderá preparar um email com o seu CV e uma carta de apresentação onde explicará o que o move e porque gostaria de trabalhar nessa empresa. Alguns recrutadores irão valorizar a iniciativa e proatividade.
- Prepare-se para as entrevistas
As entrevistas de emprego requerem algum “trabalho de casa”. Investigue o recrutador, se estiver munido do máximo de informação sobre a empresa e o cargo a que se candidata, irá demonstrar dedicação.
As empresas procuram profissionais que acrescentem mais-valias e ajudem a solucionar problemas. Por isso, durante a entrevista, aproveite a oportunidade para mostrar como as suas capacidades profissionais poderão ajudar a empresa.