Beber água deve ser um hábito de todos. Em média, as pessoas devem beber cerca de dois litros de água por dia. Ora, a água torneira que temos em nossa casa facilita-nos o cumprir desse objetivo.
Apesar da riqueza de ter água potável no nosso lar nos garantir a possibilidade de beber água sempre que se pretende, boa parte da população prefere beber água engarrafada. Por que razão as pessoas tendem a desvalorizar a água da torneira? A verdade é que temos um tesouro na nossa habitação. Por isso, há que aproveitá-lo!
A importância da água
A água desempenha um papel determinante no nosso planeta. Ela é fundamental para o Homem e para os Ecossistemas. A água é o componente químico mais relevante do nosso corpo.
Nós dependemos de água para sobreviver. Este elemento desempenha um papel determinante em diversas funções do nosso corpo. Por exemplo, ela permite levar nutrientes às células, contribuir para a proteção das articulações e dos órgãos e ainda ajudar a manter a temperatura corporal.
Beber água potável é fundamental para o nosso bem-estar, para a nossa saúde. Existem diferentes opções de água potável disponíveis. Muitas pessoas procuram beber água engarrafada ou filtrada, mas a água da torneira também é saudável e trata-se mesmo da alternativa mais barata.
A água da torneira em Portugal
Segundo a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos), em Portugal continental, a percentagem de água segura é de 98,85%. Ora, este número revela a grande qualidade que temos no nosso país. Trata-se de um valor de excelência. Logo, não há grandes razões para se preferir beber água engarrafada, que até é substancialmente mais cara.
A rede pública fornece-nos água perfeitamente equilibrada. A água da torneira é saudável. Permite-nos satisfazer as necessidades diárias de sais minerais. Não é necessário ser filtrada para ser consumida.
Nenhum filtro poderá melhorar este equilíbrio que a água da torneira apresenta. Além disso, se não existir nele a devida manutenção, até pode deteriorar a qualidade da água. Nem sequer é necessário ter por casa um equipamento doméstico para operar o tratamento da água que a torne potável.
A água canalizada é perfeitamente saudável e própria para consumo humano. A água da torneira que temos na nossa casa é controlada rigorosamente. Os resultados que apresentam são analisados pelas autoridades de saúde e pela ERSAR. Esses resultados são disponibilizados publicamente.

O tratamento da água
A água da torneira chegou a ser muito criticada ao longo de décadas. Contudo, atualmente, não faltam razões para defender o seu consumo. A água dura que podemos beber diretamente da torneira revela-se uma boa fonte de cálcio e de magnésio.
Geralmente, a água canalizada é fornecida a partir do serviço público da zona de consumo. Este tipo de água que sai da torneira é proveniente de águas superficiais. Portanto, advém de rios, lagos ou reservatórios.
Antes de chegar ao ponto de fornecimento, a água da torneira é tratada, desinfetada. Nela estão presentes substâncias químicas, nomeadamente o cloro. Este elemento não representa um risco para a nossa saúde quando é consumido em água potável.
A causa ambiental
Embora muitas pessoas prefiram água engarrafada, não se pode esquecer que o consumo deste produto cria um impacto enorme na produção de resíduos. O nosso país tem um legado pesado no que diz respeito a esta matéria. Trata-se mesmo da quarta nação europeia com maior consumo de água engarrafada per capita.
Tendo em consideração a problemática ambiental subjacente à produção excessiva de resíduos, nomeadamente no que diz respeito aos resíduos de plástico, devemos privilegiar o consumo de água da torneira.
A produção de água engarrafada implica efeitos negativos. Facilmente se reconhece pelas notícias a que assistimos regularmente que as garrafas de plástico descartáveis são itens que prejudicam os nossos ecossistemas. Se não queremos colocar a vida marinha em risco, nem pretendemos poluir a cadeia alimentar, devemos optar por água canalizada.
A água da torneira é potável. Uma solução segura, pois é rigorosamente controlada. A água canalizada não contém calorias, nem açúcar, nem gordura, sendo uma opção saudável. O preço é outro atrativo desta alternativa. A água da torneira é 300 vezes mais barata que a água engarrafada.
Quem procura contribuir para o futuro do planeta e adotar uma visão ecológica nas suas opções quer saber informação pertinente. Sabia que é necessário gastar 3 l de água para fabricar uma garrafa de 1 l de água? Ora, optar por beber de uma garrafa de água é simplesmente desperdiçar esse recurso fundamental.
O mote para o futuro
Devemos incentivar as pessoas a consumir água da torneira, porque se trata de um recurso valiosíssimo, disponibilizado a boa parte da população a um custo bastante reduzido.
A água canalizada é uma alternativa mais barata do que a água engarrafada. Por isso, consiste mesmo na melhor solução para o planeta. Diferentes entidades e empresas devem unir-se e abraçar essa causa para proporcionar um melhor futuro à população mundial.
