Está na altura de trocares a tua escova de dentes? Segundo os médicos dentistas, devemos lavar os dentes no mínimo duas vezes por dia e substituir a escova de dentes a cada três meses. E isto aplica-se a quem não tem problemas de saúde oral, caso tenhas algum problema a tratar, deves consultar o teu médico dentista.
Uma das formas de verificar se a escova de dentes está a precisar de ser substituída por uma nova é se os cerdos estiverem tortos, desbotados e gastos antes dos três meses recomendados.
Substituir com regularidade a escova de dentes vai ajudar na tua saúde oral, pois com as lavagens ela vai perdendo eficácia e acumula bactérias, duas coisas que dispensamos, certo?! No entanto, deixamos-te uma dica para higienizares a tua escova todas as semanas: coloca-a durante 30 minutos num copo de água com uma colher de bicarbonato e duas de vinagre.
Ainda que seja um objeto imprescindível no nosso dia-a-dia, podemos tomar medidas mais conscientes e optar por uma escova de dentes feita com outros materiais, que não o plástico. Se todas as pessoas trocarem a escova a cada três meses, o impacto ambiental é enorme. Sabias que anualmente são produzidas cerca de quatro biliões de escovas de dentes de plástico em todo o mundo?
Na sua maioria, quando uma escova deixa de ser utilizada, termina nos aterros ou nos oceanos, poluindo o planeta por mais de 400 anos, que é o tempo que demora a decompor-se.
Vamos então optar por outras alternativas! Vamos propor-te algumas sugestões que podes recorrer para ajudar o ambiente e, obviamente, manter a tua saúde oral impecável!
#1. Escova de Dentes, Green Clean e Change by Jordan
Jordan Green Clean combina com funcionalidade, design moderno e materiais sustentáveis. No processo de design, nada é deixado ao acaso e todos os materiais são cuidadosamente selecionados tendo o ambiente em conta: o cabo é feito de plástico 100% reciclado, as cerdas são feitas de nylon de base biológica originadas de plantas de óleo de rícino, e para finalizar, a embalagem é feita de fibras de papel reciclado. A Jordan Green Clean está disponível em cerdas ultramacias, macias e médias e em 4 cores diferentes. É só escolher a que mais gostas e comprar no supermercado mais próximo.
Recentemente, a marca também lançou a Jordan Change, premiada com o prémio Produto do Ano 2023 da categoria de escovas de dentes. A Jordan Green Clean Change tem cabeças substituíveis para que o acto de trocar de escova de dentes seja mais amigo do ambiente. Cada escova traz 4 recargas, e é feito de 100% plástico reciclado.
- Menos 82% de plástico desperdiçado
- 100% de plástico reciclado
- Cerdas eficazes e confortáveis de base biológica
- 100% vegan
- Embalagem de cartão reciclado com 4 recargas
- Muda a cabeça com apenas um click
#2. Escova de Dentes, Caliquo
Porquê deitar fora todas as escovas de dentes quando a solução passa por deitar fora apenas as cerdas que estão gastas e que precisam de ser substituídas para uma boa higiene oral? As escovas de dentes Caliquo são a solução que procuramos. O cabo é feito de bioplástico com óleo de rícino e a cabeça é amovível num simples sistema de clip.
Estão disponíveis para revenda em várias plataformas acessíveis para nós, tais como: GreenTurtle; Maria Granel e Zero Plástico.
#3. Escovas de Dentes Bambu Carvão, Colgate
Ainda que o bambu não seja a escolha ideal, por estar mais sustetível a ganhar fungos no cabo de madeira, também a Colgate lançou a sua escova de dentes ecológica. É constituída por um cabo 100% biodegradável, composto por bambu de produção sustentável, a embalagem é feita de cartão reciclável e com filamentos com pontas finas e macias que permitem uma limpeza suave. Uma boa aposta para substituir a tua escova e é ainda mais fácil adquirir, uma vez que está disponível nos supermercados.