Já alguma vez pensaste que seria possível cultivar plantas sem solo? Apresentamos-te a hidroponia!
O que é hidroponia?
É, essencialmente, um sistema de cultivo que permite que plantas cresçam sem recorrer a solo, utilizando apenas uma solução de água com nutrientes. É uma técnica muito utilizada em laboratórios há vários anos, sendo que, nos últimos tempos, ganhou relevância para muitas pessoas que não vestem batas, nomeadamente para quem procura cultivar comida recorrendo a menores quantidades de água e terreno!
Na verdade, o que torna a hidroponia especial é o seu caráter sustentável, dado que a água usada pode ser recuperada e reciclada. Por sua vez, os nutrientes podem ter origem em diversas fontes.
Este sistema de cultivo é uma arma contra as alterações climáticas e a extinção de espécies afetadas pela superexploração dos solos, permitindo ainda um uso mais racional da água.
É também economicamente vantajoso e mais seguro! Os cultivos hidropónicos são mais rentáveis e simples de controlar, o que reforça a segurança alimentar e torna a produção de comida mais eficaz, podendo ser utilizados no combate à fome.
Verduras, frutas, hortaliças e plantas aromáticas são especialmente fáceis de cultivar com recurso ao cultivo hidropónico.
Alguns elementos da hidroponia
A hidroponia trata-se de uma ciência, pelo que todos os elementos e materiais utilizados para tornar esta técnica possível são constantemente controlados e inspecionados.
Um destes elementos é a solução nutritiva, sempre necessária para alimentar as plantas, de forma a produzir um desenvolvimento forte e equilibrado das mesmas. Esta solução necessita de fortes concentrações de diversos nutrientes, como potássio, nitrogénio, cálcio, magnésio, fósforo, entre outros. Estes elementos podem ser obtidos de diversas maneiras, desde sais e suplementos a fertilizantes orgânicos e cereais.
Apesar deste sistema de cultivo não requerer solo, as plantas precisam de um substrato capaz de as suportar. Estes podem ser feitos à base de vários materiais, como pedra-pomes, perlita, lã, fibra de madeira, entre outros.
Por último, a hidroponia requer mais tecnologia e equipamentos para o cultivo das plantas, como medidores de pH, para controlar a acidez do substrato e da solução nutritiva, iluminação, sendo aconselhado o recurso a luzes LED devido ao seu consumo mais baixo, ou até medidores de condutividade, de modo a acompanhar a condutividade elétrica da solução, que tem papel importante na forma como os nutrientes são absorvidos.