Num incentivo à moda nacional, criámos uma lista para “apresentar” os criadores lusos do momento. Conheça estes designers portugueses!
Constança Entrudo
Com a sua primeira coleção a ter direito a showcase no ModaLisboa, Constança Entrudo é uma das jovens da indústria da moda nacional a ter debaixo de olho!
Contando com passagens pelos ateliers Balmain, Marques’Almeida e Peter Pilotto, a estilista licenciada em Design Têxtil pela Central Saint Martins, em Londres, foi galardoada com o prémio “The Who’s Next Prize”, em Lille, na França, em setembro de 2019.
Conhecida pela sua manipulação de padrões e tecidos, aliando às suas peças um efeito de patchwork, Constança Entrudo foi responsável por vestir a popular cantora norte-americana SZA, com a peça “Trompe L’Oeil”.
View this post on Instagram
Mara Flora
Experimental e inusitada, são as duas palavras que melhor servem para descrever as peças de Mara Flora, que procura oferecer à moda portuguesa uma nova vida.
Vencedora do concurso de jovens designers patrocinado pelo Portugal Fashion, em 2018, a criadora portuguesa e alumni da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa já alcançou as pistas da Semana da Moda em Roma, agraciando a capital italiana com o seu mix de retro e expressão subversiva avant-garde.
View this post on Instagram
Artur Dias (OPIAR)
Licenciado pela Modatex, em Lisboa, Artur Dias é o estilista responsável pela OPIAR, bem como pelas criações do estúdio de moda.
A marca do designer português promove uma filosofia sustentável, focando-se num ideal de slow fashion, de modo a produzir, não com a ideia de quantidade em mente, mas sim de durabilidade e qualidade, com recurso a materiais reutilizados e desperdício têxtil
Mostrou-se nas pistas da ModaLisboa, nomeadamente no concurso “Sangue Novo”, percorrendo o mundo da moda nacional até à criação do seu próprio fashion studio.
View this post on Instagram
Vera Fernandes (BUZINA)
Formada em Psicologia, Vera Fernandes afastou-se (mas não muito!) do seu “objeto” académico, tomando antes a decisão de navegar pelo mundo da moda, uma paixão antiga, que vem dos tempos de criança.
Com o objetivo de oferecer à moda nacional feminina uma lufada de ar fresco, a criação de Vera Fernandes, BUZINA, promove a autenticidade e um misto de básico com extravagante, aliando o design fresco à exclusividade, com coleções compostas por apenas 20 peças, produzidas entre 10 a 70 vezes. Para as suas peças, Vera (ou BUZINA) recorre a matéria-prima recuperada de fábricas parceiras, oferecendo uma alternativa sustentável de moda.
View this post on Instagram
António Castro
Para completar a nossa lista, apresentamos mais um criador licenciado pela Central Saint Martins, atualmente a frequentar um mestrado no mesmo instituto de ensino londrino: António Castro.
Este jovem designer português tem influentes nomes da indústria da moda “anexados” ao seu currículo, como Maison Margiela, John Alexander Skelton e Lidija Kolovrat.
Mas é em solo lusitano (nomeadamente na ModaLisboa, sendo integrante do grupo de fashion experimental “Workstation”) que António Castro tem vindo a mostrar que veio para deixar marca no mundo da moda.
O estilista foi ainda vencedor do L’Óreal Professional Creative Award, em 2021, graças ao seu único e bizarro estilo, caracterizado por misturas de técnicas de artesanato português com inovadores processos mecânicos e novas maneiras de encarar os tecidos usados nas suas peças.
View this post on Instagram
Leia também: Maison Sisley Lisboa, uma fantástica experiência na cidade.