Quantcast
DicasLifestyle

O que limpar diariamente para evitar problemas de saúde

o que limpar diariamente

Estabelecer o que limpar diariamente é bastante benéfico para todos os que partilham a casa. Por isso, recomenda-se uma distribuição de tarefas pelos residentes do lar para manter a habitação livre de sujidade, pó, fungos, germes e bactérias. 

Se todos contribuírem para assegurar um ambiente saudável e organizado, cada elemento da casa fica a ganhar, porque habita um espaço benéfico para o seu bem-estar.

A vida doméstica tem muito que se lhe diga. Para uma casa se tornar num verdadeiro lar, convém assegurar uma limpeza regular. Se existir uma rotina de higienização frequente do espaço, a tarefa de fazer uma limpeza mais profunda (seja semanal ou mensal) fica facilitada.

Em cada divisão, há necessidades distintas de limpeza, havendo determinados elementos que tendem a necessitar de uma atenção mais pormenorizada por propagarem micróbios, bactérias ou outros micro-organismos. Portanto, fica a saber o que limpar diariamente.

15 coisas que se devem limpar diariamente

Na hora de pôr tudo no lugar, não facilite. Há coisas que deve mesmo limpar diariamente, para conseguir manter a casa devidamente higienizada. Nós partilhamos a nossa checklist sobre o que limpar diariamente.

1. Bancada da cozinha

A bancada da cozinha é usada diariamente para cozinhar, o que tem consequências. Como tende a acumular muita sujidade e a propagação de bactérias, é importante assegurar uma higienização deste espaço.

É importante ter os devidos cuidados com a bancada da cozinha, por ser um espaço onde se coloca todo o tipo de alimentos. Há diferentes tipos de alimentos que são colocados na bancada da cozinha. Alguns podem revelar-se bastante perigosos, como a carne crua. 

Logo, assegurar uma limpeza diária é fundamental, porque permite garantir que a superfície fica desinfetada. Destinar um pano à bancada da cozinha ajuda a manter a higienização do espaço, sendo também importante lavar o espaço com regularidade. 

2. Louça suja

Não caia no erro de deixar louça suja por lavar. Adiar e procrastinar irá dificultar essa tarefa. Além disso, enquanto os pratos, tachos, copos são deixados por limpar, a sujidade que apresentam pode parecer a mesma, mas não é. Esse hábito promove o desenvolvimento de bactérias.

A louça deve ser lavada no imediato ou o mais rapidamente possível. No entanto, se não o conseguir fazer (porque está a receber pessoas em casa e quer dar-lhes atenção), deve colocar a louça de molho na pia. Se não o fizer, os restos de comida irão atrair insetos, o que pode ser problemático para a saúde e para a divisão.

3. Tábuas para alimentos e utensílios de madeira

As tábuas que se usam diariamente para cortar e tratar os alimentos que se pretendem cozinhar tendem a acumular muita sujidade. As tábuas de madeira revelam-se particularmente absorventes, logo requerem cuidados redobrados no momento de fazer a limpeza.

4. Panos de cozinha e toalhas

Devemos trocar os panos de cozinha diariamente, porque eles acumulam muita sujidade. Com a utilização, vão ficando húmidos, algo que os torna num repositório de bactérias. Por isso, devemos ir trocando diariamente e fazer uma lavagem dos mesmos, para assegurar que haja sempre panos de sobra para fazer a troca.

Outros itens de uso diário que requerem uma atenção particular são as toalhas de banho. Após o banho, use as toalhas para limpar o corpo. Se não as quiser trocar no imediato, então opte por deixá-las a secar, enquanto elas se apresentam molhadas ou húmidas.

5. Balde do lixo

É importante colocar o lixo fora diariamente, porque facilmente se enche o saco e se atraem diversos insetos, se ficarem detritos acumulados. Despejar o lixo é uma tarefa diária. Contudo, muitos esquecem que devem também lavar o balde. Devemos lavar e secar o balde do lixo, antes de colocar uma nova saca. 

6. Máquina de café

Beber café é um hábito de muitos portugueses. Faz parte da rotina de muitas pessoas usar a máquina de café diariamente. Ora, devido a essa utilização frequente, convém lavar bem todos os compartimentos amovíveis do eletrodoméstico. 

A humidade e o mofo que tendem a aparecer na máquina de café podem colocar em risco a sua saúde e a de todas as pessoas que bebem café na sua casa. Por isso, é imperativo assegurar a higienização do aparelho. 

7. Lavatório e pia da louça

É fundamental passar uma toalhita desinfetante, após a utilização do lavatório. Esta limpeza deve ser realizada diariamente para se ter o espaço sempre higienizado. 

8. Azulejos do WC

Os azulejos do WC levam regularmente com os vapores do banho. Por isso, se forem lavados frequentemente, a sujidade não ficará tão incrustada. 

9. Esponjas de banho e esfregão da louça

A esponja do banho não é o primeiro item que vem à cabeça quando falamos em objetos que é necessário limpar com a máxima frequência. Contudo, a esponja do banho tende a acumular muitas células mortas e restos de sabão.

Logo, além de ser necessário fazer uma higienização da mesma, a sua utilização não se deve prolongar por muito tempo. Idealmente, as esponjas de banho devem ser trocadas mensalmente. 

Outro item que costuma esconder inúmeras bactérias é o esfregão da louça, porque se usa para fazer a limpeza da louça e de panelas. A sujidade e os restos de comida que se apresentam nestes utensílios todos os dias requerem que haja uma lavagem profunda neles, mas também nos itens que se utilizam para os limpar. Logo, é fundamental manter o esfregão limpo.

10. Chão

Todos os dias caminhamos pela casa, com os sapatos que se trazem da rua. Logo, o chão de casa é uma superfície suja que requer uma limpeza diária.

Por isso, devemos varrer ou aspirar o chão de casa todos os dias, especialmente as zonas com utilização mais comum e que apresentam maior sujidade. O mero facto de se cozinhar na cozinha pode deixar o chão com gordura, devido aos vapores. Por isso, após preparar os seus petiscos caseiros, deve realizar a limpeza do piso da divisão.

11. Interruptores e puxadores

Todos os dias usamos os interruptores inúmeras vezes. Nós e todos os que partilham a casa connosco. Estes itens devem ser higienizados, porque acumulam muita sujidade. Outros itens em que tocamos regularmente e que acumulam igualmente muitos germes e bactérias são os puxadores.

12. Telemóveis e tablets

Todos estamos condenados a fazer um uso regular das tecnologias. Elas integram as nossas rotinas. Já não vivemos sem telemóveis e tablets. A utilização tão regular destes meios tecnológicos torna evidente que é necessária uma higienização diária dos mesmos. 

Não é agradável ver muitas dedadas nesses itens, mas pior é o que não se vê: as bactérias. Também pode passar uma toalhita nos comandos que tem por casa (televisão, consola), porque também acumulam inúmeras bactérias. Seres minúsculos e invisíveis a olho nu que podem ter efeitos negativos no nosso organismo. 

13. Chaves (de casa, carro,…)

Sempre que usamos o carro ou entramos em casa, levamos as mãos ao bolso (as mesmas que usamos para cumprimentar outras pessoas e que usamos para fazer a gestão das contas, dar e receber moedas e notas). Logo, o contacto diário com estes itens faz com que acumulem sujidade, germes e bactérias. 

14. Pincéis e esponjas de maquilhagem

Muitas raparigas e mulheres recorrem a estes itens para tornarem a beleza natural que possuem mais visível. No entanto, os pincéis e esponjas de maquilhagem tendem a conter muitas bactérias. 

Por isso, após cada utilização destes objetos, deve higienizá-los. Coloque um pouco de álcool num spray. Então, borrife os pincéis. Finalmente, deixe os itens secarem ao ar livre. 

15. Caixa de areia do gato

Ter animais domésticos pode alegrar uma casa. Os gatos são estimados por muitos portugueses. Contudo, apesar destes animais serem considerados bastante asseados e higiénicos, é preciso realizar regularmente a limpeza da sua areia. 

Desta forma, é necessário assegurar a limpeza da caixa do gato sempre que ela se apresenta suja. Trata-se de algo fundamental para deixar o patudo feliz.

Related posts
DicasLifestyle

Dicas para manter o frigorífico e o congelador impecáveis

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

As melhores dicas para evitar entupimentos em casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

Casa & DecoraçãoLifestyle

Truques de limpeza antigos que ainda se usam