A estilista portuguesa, natural da Venezuela, apresentou a sua nova coleção primavera/verão 2023 no Portugal Fashion, com o termo “propaganda” bem presente.
Com o objetivo de explorar artisticamente um conceito de liberdade de expressão, através da criação e design de peças de roupa para as estações mais quentes de 2023, a estilista
proveniente da cidade do Porto, mas natural de Caracas, apresentou a sua nova linha na mais recente edição do Portugal Fashion.
Procurando uma mistura equilibrada entre tons neutros e detalhes extravagantes, a designer não deixou de fora, nem a cor, nem padrões de “rabiscos”, fazendo-o, no entanto, de forma delicada e “construtivista”.
“A propaganda está geralmente associada à adulação dum indivíduo, neutralizando todos os outros através da uniformização social, que anula e penaliza o pensamento individual. Antagonizando esta ideia de “propaganda”, queremos antes “propagare” a liberdade de pensamento. Misturando estes conceitos nascem linhas austeras contrariadas por tecidos translúcidos e coloridos, onde até o preto é colorido por texturas e sombras. Detalhes ultra femininos como laços, folhos e rendas, contrastam com peças do universo masculino e com dimensões oversize. E rabiscos mesclados com tons pastel, numa espécie de camuflado otimista de cores doces e delicadas, misturadas com grafismos mais construtivistas”, explicou assim Katty Xiomara a sua nova coleção.
A designer foi um dos principais destaques da 51ª edição do Portugal Fashion, que teve lugar em diversos locais da cidade do Porto, como a Alfândega, o Palácio da Bolsa ou o Mercado do Bolhão, decorrendo entre os dias 11 e 15 de outubro.
Pode dar uma vista de olhos em algumas das peças da nova coleção de Katty Xiomara na nossa galeria!
Escrito por João Serra