Quantcast
FinançasFinanças PessoaisInternacionalNacional

Black Friday e o cartão de crédito: cuidados a ter!

Black Friday

A tão ansiada Black Friday tráz produtos em saldo que prometem fazer as delícias de muitos consumidores portugueses.

De modo a evitarem as enormes filas que acabam sempre por se fazer sentir, cada vez mais consumidores portugueses optam por fazer as suas compras na Black Friday através do canal online.

Apesar da rapidez, conforto e da possibilidade de encontrarem produtos que não estão disponíveis em loja física, fazer compras online exige que se tenha uma atenção especial à segurança para que não fique de mãos a abanar e sem dinheiro na conta.

Apesar de desde 14 de setembro de 2019 terem entrado em vigor as novas regras de “autenticação forte” do cliente que vieram fortalecer os procedimentos de segurança associados aos serviços de pagamento eletrónicos com cartão de crédito, débito ou MB Way, é importante que para aproveitar a Black Friday em Portugal da forma mais tranquila possível no mundo online tome os seguintes cuidados:

  • Muita atenção ao método de pagamento

Falar de segurança nas compras online na Black Friday é, necessariamente, falar de métodos de pagamento. Como referimos, as novas regras de segurança obrigam a uma dupla autenticação, mas ainda assim se, por exemplo, for pagar com cartão de crédito (um dos métodos de pagamento mais utilizados em compras online) ou por carteira digital, não ceda informações pessoais ou confidenciais que não as absolutamente necessárias para realizar o pagamento.

Nota: a dupla autenticação significa que, na prática, os bancos/prestadores de serviços irão solicitar-lhe dois ou mais elementos pertencentes às categorias de “conhecimento” (password), de “posse” (código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de “inerência” (impressão digital, por exemplo) aquando de um pagamento online com cartão.

  • Conserve a(s) caixa(s) e o comprovativo de compra

Para que possa pedir o reembolso do dinheiro que gastou numa determinada compra ou proceder a uma devolução, é importante que conserve o comprovativo de compra, fatura de pagamento e a(s) caixa(s) onde recebeu os produtos.

Caso fique com suspeitas de fraude, aconselhamos a que contacte, de imediato, o seu banco e as autoridades policiais.

Nota: quando compra online terá, entre outras coisas, direito a desistência da aquisição ou subscrição de um produto ou serviço no prazo de 14 dias.

  • Utilizar ligações seguras

Não faça compra online a partir de uma ligação à Internet wi-fi pública, uma vez que estas são mais fáceis de hackear e utilize sempre o seu PC, smartphone ou tablet e nunca os dispositivos de outrem.

Importa ainda, antes que faça as suas compras online que se assegure que o seu dispositivo está protegido contra malwares com um programa antivírus atualizado e um firewall ativado.

  • Não confie no cadeado de segurança e evite aceder a sites a partir de links

Pela facilidade com que, atualmente, é possível um site obter um certificado TLS válido e mesmo um site legítimo ser atacado quando aparece o famoso símbolo do cadeado na barra de endereços e um ‘S’ no final do http.

De igual modo, insira sempre diretamente o endereço no motor de busca, verificando sempre se se trata de um endereço oficial, e evite aceder a uma loja online a partir de links.

Para além disto, de forma a verificar a credibilidade um determinado website, leia as Políticas de Privacidade do Site e procure comentários de outros utilizadores para atestar a credibilidade desse site.

Por último, se o preço de um produto lhe parece demasiado baixo numa loja online quando comparado com a média do mercado, desconfie.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre finanças e campanhas especiais.

Related posts
Finanças

Rendimento Social de Inserção: tudo o que precisas de saber

FinançasFinanças Pessoais

Dicas para poupar nas próximas férias

FinançasSubsídios

Subsídio para assistência a neto: como pedir?

FinançasFinanças Pessoais

Penhora de vencimentos: o que é e quais os limites?