É fácil esquecermo-nos de beber água, mas a hidratação, sobretudo quando as temperaturas sobem, torna-se essencial para que possamos manter o equilíbrio hídrico do nosso corpo.
A água intervém em funções essenciais do organismo, uma vez que participa na generalidade dos processos fisiológicos, podendo causar danos quando a ingestão de água é deficitária, facto que acontece com maior frequência no verão.
Benefícios e funções da água no organismo humano
Cerca de 50% a 70% do nosso corpo é constituído por água, sendo por isso a sua ingestão de extrema importância, entre outros, na regulação da temperatura corporal, na manutenção das funções físicas e cognitivas normais, no transporte de nutrientes, na eliminação de resíduos metabólicos através da urina e no bom funcionamento dos processos de digestão, absorção e em reações metabólicas.
Para além disto, ingerir água nas quantidades recomendadas diariamente, são fulcrais na hidratação da pele, ajudando a mitigar os sinais de envelhecimento e a reforçar a sua elasticidade.
Entre os benefícios da hidratação encontram-se ainda, de acordo com alguns estudos, a ingestão de menos calorias, menos gordura total e saturada, menos açúcar e menos sal, o que terá efeitos benéficos não só nos valores de “mau colesterol” e na diminuição do risco de doença cardiovascular.
Recomendações diárias para a ingestão de água
Com o envelhecimento, as necessidades do nosso corpo em termos de água baixam. Este não é, contudo, o único fator que interfere no cálculo da dose diária de água que devemos ingerir.
A gravidez, nomeadamente o período de lactação, as doenças, a prática de atividade física ou, como referimos, a chegada do verão e das altas temperaturas influem no calculo das nossas necessidades diárias de H2O.
De acordo com a European Food Safety Authority (EFSA) e o Instituto de Hidratação e Saúde, as recomendações sobre a ingestão diária de água (em litros) para a população portuguesa assinalam que:
Faixa etária Feminino Masculino
Crianças 2-3 anos 1,0L 1,0L
Crianças 4-8 anos 1,2L 1,2L
Crianças 9-13 anos 1,4L 1,6L
Adolescentes e Adultos 1,5L 1,9L
No caso dos adolescentes e dos adultos, para além da recomendação da ingestão de, pelo menos, 1,5 litros diários de água, deve ainda ser considerada a esta quantidade, aquela que é ingerida através dos alimentos e do seu modo de confeção.
Uma nota: apesar da hidratação no verão ser de extrema importância, a ingestão de água deverá ser faseada ao longo do dia e não se deve esperar pela sensação de sede, sinal de desidratação.