Com o intuito de promover a ideia de que a moderação é a principal característica de uma alimentação saudável e equilibrada, a Metro World News criou uma lista de quatro alimentos que não são assim tão “proibidos” na nossa alimentação como se acredita.
1 – Ovo
Devido ao facto de aumentar os níveis de colesterol, o ovo é muitas vezes visto como um inimigo da nossa saúde e dieta.
O portal refere, no entanto, que diversos estudos comprovam que este alimento é uma excelente fonte de nutrientes, sendo que, moderadamente consumido, confere vitaminas e riboflavina e diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas.
2 – Chocolate
Boas notícias! Apesar de ser frequentemente visto como um alimento a evitar, o chocolate, nomeadamente o amargo, contribui bastante para um organismo saudável, dado que estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, devido aos seus componentes semelhantes à cafeína.
3 – Margarina
A margarina, ao contrário do que se pensa, faz parte de uma lista de alimentos que não são assim tão prejudiciais para a saúde.
Apesar da manteiga ser o alimento mais aconselhável, estudos realizados por especialistas de Harvard concluíram que as gorduras insaturadas presentes na margarina obtiveram resultados mais eficazes na redução da quantidade de indivíduos que poderiam vir a desenvolver condições cardíacas.
4 – Leite integral
Devido aos seus altos níveis de gordura, este tipo de leite é normalmente visto como um alimento prejudicial para a saúde, bem como para a maioria das dietas.
Foi descoberto, no entanto, que as gorduras presentes no leite integral na verdade não aumentam a chance de desenvolver diabetes ou doenças cardiovasculares.
Leia também sobre os benefícios do açúcar mascavado!
Escrito por João Serra