Quantcast
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios da aveia: como consumir este cereal

Aveia

A aveia é um daqueles alimentos que devemos ter sempre por casa. Este cereal revela-se de uma riqueza nutricional significativa. Além de ser nutritiva, contém determinadas propriedades que tornam o seu consumo bastante benéfico para o organismo. 

Independentemente do formato em que é consumido, este alimento versátil revela-se uma importante mais-valia. Quando se come aveia de forma regular e moderada, este cereal poderoso origina diversos benefícios para a saúde e também está associado à prevenção de certas doenças. 

O que é a aveia?

O nome científico deste alimento é Avena sativa. A aveia é um cereal cultivado amplamente, como acontece com o trigo e o centeio, por exemplo. O consumo de aveia começou há cerca de 32 mil anos. 

Nesse tempo, era moída com a ajuda de pedras para fazer papas ou pão ázimo (pão achatado, feito somente com farinha e água). Este cereal é cultivado no nosso planeta há mais de 2000 anos. Existem diversos tipos de aveia (cerca de 450 espécies). A aveia (Avena L.) é uma planta membro da família Poaceae. Entre as mais cultivadas estão a Avena sativa e Avena byzantina

Apesar de se tratar de um cereal ancestral, somente nos últimos anos tem adquirido grande popularidade, existindo muitos estudos científicos a enaltecer as suas qualidades, evidenciando que contém propriedades extremamente benéficas.

A aveia é um cereal que parece ter “superpoderes”. No entanto, não há magia. Os seus poderes especiais devem-se às suas incríveis propriedades. Este cereal revela-se uma das fontes de calorias mais alta e equilibrada que existe. 

Este alimento tem a capacidade de fornecer 360 kcal por cada 100g. Trata-se de um valor elevado, mas contém outras propriedades na sua composição que enriquecem significativamente este cereal, nomeadamente proteína, vitaminas, minerais, hidratos de carbono complexos e fibra. 

Composição da aveia

A aveia apresenta um teor de fibras elevado como grande trunfo, o que se revela bastante vantajoso para o bom funcionamento dos intestinos. 

A aveia destaca-se pela riqueza em beta-glucanos e fibras solúveis que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, geram bactérias intestinais saudáveis e permitem um aumento da sensação de saciedade.

Além disso, estes cereais também se apresentam como uma excelente fonte de antioxidantes. A presença de vitaminas B1, B3 e E em quantidades significativas permitem uma ação antioxidante importante, contribuindo para a redução dos radicais livres, combatendo assim os danos que estes tendem a causar. 

A aveia também apresenta mais riqueza nutricional. Este cereal contém zinco, silício, selénio, ferro, magnésio, fósforo, cobre e proteína.

Desta forma, devido ao facto de se tratar de um dos cereais mais completos que podemos ter por casa, devemos introduzir a aveia na nossa alimentação diária. O seu consumo é recomendado por médicos, cientistas, nutricionistas, entre outros especialistas em saúde. 

Este alimento apresenta diversas substâncias nutritivas que mostram como a aveia é mesmo um dos os alimentos mais ricos em nutrientes. A aveia tem ainda a grande vantagem de se tratar de um alimento acessível.

Versatilidade 

Embora seja comum a aveia ser consumida na forma integral, este é um alimento versátil. Este cereal é muito rico em nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo. Cada garfada contribui para um conjunto de benefícios. A aveia está muito associada à alimentação saudável.

Podemos comer aveia de várias formas. Por exemplo, papas, farinha, flocos, farelo, leite. Este alimento pode surgir em receitas muito distintas. Além das papas simples, pode ser colocada em iogurte, leite ou bebidas vegetais. A aveia também pode ser integrada em batidos, saladas, bolos, bolachas, pão, entre outras opções. 

Caso não sejas um grande apreciador do sabor, poderás juntar outros ingredientes para tornares a refeição mais apetitosa, nomeadamente canela, frutas, nozes e/ou sementes.

A aveia pode e deve ser consumida diariamente. Idealmente, ao pequeno-almoço e / ou ao lanche. Este cereal também pode ser consumido antes de treinar, como complemento.

Benefícios da aveia para a saúde

A composição nutricional deste alimento está na origem de diversos benefícios para o organismo. Fique a conhecer alguns dos mais populares benefícios associados ao consumo regular e moderado de aveia:

  • É uma fonte importante de vitaminas e minerais;
  • Fornece energia ao corpo
  • Promove uma sensação de saciedade. Portanto, não há tanta necessidade de comer;
  • Ajuda quem quer emagrecer
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminui a absorção do colesterol;
  • Promove uma boa saúde intestinal;
  • Contribui para o aumento da massa muscular;
  • Defende o organismo;
  • Previne doenças crónicas;
  • Gera bem-estar;
  • Torna a pele mais saudável;
  • Controla a hipertensão.

Quantidade recomendada 

Geralmente, os especialistas recomendam o consumo diário de 3 colheres de sopa de aveia (30 gramas, mais precisamente), para se poderem garantir os benefícios que lhe estão associados. O consumo deste alimento deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, devido ao seu alto teor de fibras.

É importante tem em consideração que se deve fazer um consumo moderado da aveia. Caso se superem os níveis recomendados, não só os benefícios associados à saúde pelo seu consumo regular não serão obtidos, como surgirão malefícios. 

O seu consumo excessivo implica determinados riscos, pois pode causar flatulência, gerar intolerância alimentar, entre outros problemas.

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Frutas que se devem incluir na dieta diária

SaúdeSaúde & Bem Estar

Beber vinho faz bem? Brindemos a isso! 

SaúdeSaúde & Bem Estar

Quantos passos diários são necessários para se estar saudável?

SaúdeSaúde & Bem Estar

Seguro de saúde ou plano de saúde: saiba distinguir