De acordo com um estudo publicado na JAMA Network Open, ouvir música pode ser tão positivo para a saúde mental como a prática de exercício físico.
Segundo uma investigação publicada na revista médica “JAMA Network Open”, baseada no estudo da meta-análise de 26 investigações anteriores, tendo as mesmas envolvido 779 participantes, ouvir música pode produzir tantos efeitos positivos ao nível da saúde mental como a prática regular de exercício físico.
Nos 26 estudos analisados pelos investigadores, foi utilizado o método SF-36, com 36 perguntas, de modo a avaliarem a saúde física e mental, ou o SF-12, sendo esta uma alternativa mais breve.
De seguida, os especialistas compararam os dados obtidos com benefícios no bem-estar de outros tratamentos que não recorrem a intervenção médica ou medicamentos, servindo o exercício físico como exemplo. A comparação foi igualmente realizada com pesquisas onde a música não fez parte dos tratamentos.
Há cada vez mais evidências que sustentam a capacidade da música de promover amplamente o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, a magnitude da associação positiva da música ainda não é clara, sobretudo em intervenções estabelecidas, que limitam a inclusão da música nas políticas de saúde”, concluíram os investigadores.
São, no entanto, “necessárias mais pesquisas” para a música começar a ser usada frequentemente para fins terapêuticos.
Saiba também qual o melhor exercício para perder peso, segundo uma universidade americana!
Escrito por João Serra