Um novo estudo, realizado na Alemanha, procurou perceber qual a melhor alternativa entre a bicicleta elétrica e a tradicional.
De acordo com um estudo recente, levado a cabo por um grupo de especialistas alemães, apesar de andar de bicicleta elétrica ter as suas vantagens, acaba por realizar mais exercício numa tradicional.
De modo a realizar este estudo, os investigadores analisaram 2.300 voluntários, todos monitorizados através de smartwatches ao longo de várias semanas.
Segundo avança o portal “Cycling Weekly”, os indivíduos que têm por hábito utilizar bicicletas elétricas têm 44% menos probabilidade de atingir as metas diárias de exercício. Por sua vez, quando costumam recorrer a bicicletas tradicionais, tendem a realizar mais de 150 minutos de atividade física durante uma semana.
No entanto, nem todos os pontos estão a favor da opção elétrica, dado que esta, de acordo com a investigação, é mais perigosa na estrada. O estudo demonstra que existem cerca de 50% de acidentes em comparação com as bicicletas normais.
Para além de acidentes ocorridos no trânsito, também se mostram piores a nível da condução sem obstáculos, dado que ocorrem mais 70% deste género de acidentes que não envolvem outros carros ou bicicletas.
“O uso de bicicletas elétricas está associado a uma menor probabilidade de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde para atividade física moderada a intensa do que o uso de bicicleta tradicional”, conclui a pesquisa.
Saiba também quais são as piores horas para jantar, de acordo com especialistas!
Escrito por João Serra