Para quem gosta de fazer caminhadas, é importante ter em conta alguns erros significativos que pode estar a cometer.
Realizar caminhadas é dos exercícios mais simples (mas também dos mais benéficos!) que podemos realizar. Para muitos, é também das únicas formas de conseguir realizar atividade física, devido a inúmeras razões.
No entanto, apesar da sua simplicidade, fazer caminhadas requer um especial tipo de atenção. De acordo com o portal “The Healthy”, que realizou entrevistas aos médicos e especialistas, Steven Jasonowicz, Christopher John Lundstrom e Chris Gagliardi, existe uma lista de erros a ter em conta para quem gosta deste tipo de atividade física.
1 – Uso de calçado incorreto
De acordo com o médico Steven Jasonowicz, muitas vezes “as pessoas usam sapatos que não são do tamanho correto”, o que pode causar bolhas, feridas e fricção.
2 – Pouco ou demasiado balanço de braços
“O movimento deve ser suficiente para que o tronco não se mova para frente e para trás e esteja estável”, explica Christopher John Lundstrom.
3 – Pescoço e ombros esticados
“Se estiver com tensão nos ombros e braços durante 20 a 30 minutos, pode ser desconfortável e tornar a caminhada uma experiência menos agradável”, afirma Jasonowicz, aconselhando a alinhar o pescoço com a coluna.
4 – Passada demasiado larga
Segundo Lundstorm, deve focar-se “em dar passos mais curtos e rápidos se estiver a tentar acelerar o ritmo, em vez de estender as pernas para a frente do corpo”.
5 – Falta de intensidade
Deve apostar numa intensidade moderada que, conforme explica o especialista Chris Gagliardi, é adequada “para a maioria das pessoas e traz muitos mais benefícios à saúde”.
6 – Falta de hidratação
“Certifique-se que ingere algum líquido uma ou duas horas antes da caminhada, tudo para se certificar de que está hidratado”, sublinha Lundstorm.
7 – Música demasiado alta
“É importante não ter o volume da música tão alto que não consiga ouvir o que está a acontecer à sua volta”, reitera Gagliardi.
Entenda também o porquê de realizar atividade física ser a chave para combater os efeitos do envelhecimento!
Escrito por João Serra