Um feriado sabe sempre bem, mas uma ponte com possibilidade de fim-de-semana prolongado sabe ainda melhor. Não rima, mas é verdade e todos, estudantes e trabalhadores, esperam que o calendário seja favorável aos seus intentos. Se ainda não sabe o que 2022 lhe tem reservado em matéria de feriados e pontes, anote na sua agenda estes dias:
Feriados Nacionais e Pontes em 2022
No total, 2022, acomoda 13 feriados nacionais e a boa notícia é que apenas quatro coincidem com um dos dias do fim-de-semana.
Assim, o calendário diz-nos que:
- Dia de Ano Novo (1 de janeiro): sábado
- Sexta-Feira Santa (15 de abril): sexta-feira
- Páscoa (17 de abril): domingo
- Dia da Liberdade (25 de abril): segunda-feira
- Dia do Trabalhador (1 de maio): domingo
- Dia de Portugal (10 de junho): sexta-feira
- Corpo de Deus (16 de junho): quinta-feira
- Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto): segunda-feira
- Implantação da República (5 de outubro): quarta-feira
- Dia de Todos os Santos (1 de novembro): terça-feira
- Restauração da Independência (1 de dezembro): quinta-feira
- Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro): quinta-feira
- Natal (25 de dezembro): domingo
Graças a este calendário, em 2022 pode contar com quatro fins-de-semana prolongados fruto dos quatro feriados que se encostam ao fim-de-semana. Contudo, quem residir no Porto, ao invés de quatro, poderá gozar de cinco fins-de-semana prolongados devido ao Dia de São João acontecer a uma sexta-feira.
Assim, temos os dois primeiros fins-de-semana prolongados em abril, primeiro entre 15 e 17 por altura da Páscoa e depois entre 23 e 25 de abril graças ao Dia da Liberdade.
O terceiro fim-de-semana prolongado acontece em junho entre os dias 10 e 12 de junho (ou de 10 a 13 de junho, para quem trabalha em Lisboa e tem direito ao feriado municipal), enquanto o quarto e último (ou quinto, para quem trabalha no Porto) ocorre em pleno verão, de 13 a 15 de agosto.
Feriados Municipais e Facultativos
No próximo ano, o feriado de Carnaval, facultativo, irá festejar-se no dia 1 de março que calha a uma terça-feira
No setor privado, este dia é considerado feriado apenas se a contratação coletiva assim o definir. Já no Estado, o seu gozo depende da decisão do Governo. Contudo, tradicionalmente, é dada tolerância de ponto aos funcionários públicos neste dia.
Como é tradição, junho será mês de festas populares e dos feriados de Dia de Santo António (13 de junho, segunda-feira, em Lisboa) e Dia de São João (24 de junho, sexta-feira, no Porto).