Um estudo norte-americano monitorizou os dados de saúde de diversos voluntários com o objetivo de compreender de que forma os níveis de colesterol e triglicéridos podem impactar na doença de Alzheimer.
Citada pelo “Metrópoles”, uma investigação realizada pela Universidade de Boston concluiu que altos índices de glicose e colesterol elevado na meia idade pode aumentar o risco de Alzheimer.
Publicado inicialmente “Alzheimer’s and Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association”, o estudo monitorizou voluntários a partir dos 35 anos de idade.
“Mostrámos pela primeira vez que as associações entre os níveis de colesterol e glicose e o risco futuro de doença de Alzheimer se estendem muito mais cedo na vida do que se pensava anteriormente”, explicou Lindsay Farrer, diretora de genética biomédica da Boston University Biomedical Genetics e líder da investigação, em conversa com a CNN.
“Somente na faixa etária precoce (35-50 anos), um aumento de 15 mg/dL (miligramas por decilitro) nos triglicerídeos foi associado a um aumento de 33% no risco de doença de Alzheimer”, disse.
A investigadora referiu, ainda, que para “cada 15 pontos que o açúcar no sangue aumenta, o risco de Alzheimer aumenta 14,5% mais tarde”.
Sabia que dormir num quarto totalmente escuro é o mais aconselhável para a sua saúde? Leia mais!