Não afeta só o humor! De acordo com especialistas, a abstinência sexual pode ter mais consequências do que imagina.
Segundo o professor de psicanálise e psicólogo clínico brasileiro, Ronaldo Coelho, em conversa com a CNN Brasil, a abstinência sexual pode contribuir para uma baixa imunidade, irritabilidade e estados depressivos, sendo que o especialista realça que o problema pode ser maior entre casais monogâmicos em que um dos parceiros procura ter relações sexuais, mas o outro não.
“Isso pode levar a uma confusão no parceiro que não compreende o que se passa na relação e pode-se culpar a ponto de sofrer de transtornos sexuais, depressão, ansiedade, além do que o próprio sentimento de rejeição pode causar na autoestima”, disse.
Ronaldo Coelho mencionou ainda que a abstinência sexual pode ser bastante negativa para casais mais idosos. De acordo com o especialista, é “um mito que não haja desejo sexual entre pessoas idosas. O sexo continua a ter um papel importante e essas pessoas”.
Por sua vez, Carmita Abdo, sexóloga e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Brasil, explicou que, durante “o sexo, há a libertação de dopamina, endorfinas e ocitocinas, que são substâncias altamente prazerosas e que dão uma sensação de bem-estar, de conforto e pertença”.
Segundo Abdo, isto significa que a abstinência sexual vai fazer com que fique “mais irritadiço e com humor alterado, podendo mesmo evoluir para depressão ou ansiedade”.
Leia também sobre como a injeção de botox na testa pode ajudar a combater transtornos mentais!
Escrito por João Serra