Quantcast
Saúde & Bem Estar

Abstinência sexual pode ter várias consequências na sua saúde

abstinência sexual

Não afeta só o humor! De acordo com especialistas, a abstinência sexual pode ter mais consequências do que imagina.

Segundo o professor de psicanálise e psicólogo clínico brasileiro, Ronaldo Coelho, em conversa com a CNN Brasil, a abstinência sexual pode contribuir para uma baixa imunidade, irritabilidade e estados depressivos, sendo que o especialista realça que o problema pode ser maior entre casais monogâmicos em que um dos parceiros procura ter relações sexuais, mas o outro não.

“Isso pode levar a uma confusão no parceiro que não compreende o que se passa na relação e pode-se culpar a ponto de sofrer de transtornos sexuais, depressão, ansiedade, além do que o próprio sentimento de rejeição pode causar na autoestima”, disse.

Ronaldo Coelho mencionou ainda que a abstinência sexual pode ser bastante negativa para casais mais idosos. De acordo com o especialista, é “um mito que não haja desejo sexual entre pessoas idosas. O sexo continua a ter um papel importante e essas pessoas”.

Por sua vez, Carmita Abdo, sexóloga e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Brasil, explicou que, durante “o sexo, há a libertação de dopamina, endorfinas e ocitocinas, que são substâncias altamente prazerosas e que dão uma sensação de bem-estar, de conforto e pertença”. 

Segundo Abdo, isto significa que a abstinência sexual vai fazer com que fique “mais irritadiço e com humor alterado, podendo mesmo evoluir para depressão ou ansiedade”.

Leia também sobre como a injeção de botox na testa pode ajudar a combater transtornos mentais!

Escrito por João Serra

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Comportamentos que impactam a saúde cognitiva

SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?