Palavras-chave para este mês: Pensamento lógico, Focalização, Estudo
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
O mês de dezembro inicia com o Sol e Marte em Sagitário (signo em quadratura com Virgem).
O Sol transita em Sagitário até dia 22 e Marte durante todo o mês, pelo que, podem ocorrer tensões entre as ideias abstratas e a prática; entre as opiniões externas e a sua postura individual; e entre os seus objetivos e os dos outros. Tal pede-lhe que use a objetividade para compreender perspetivas diferentes, mas defina claramente quais os seus valores pessoais e a sua direção individual, mantendo-os como o seu farol, inclusive perante eventuais circunstâncias frustrantes.
Logo no dia 1, Mercúrio (regente de Virgem) ingressa em Capricórnio (signo em trígono com Virgem), favorecendo a sua capacidade de análise lógica de questões concretas, pragmatismo, organização e exigência.
No dia 13, Mercúrio passa a movimento retrógrado, convidando-o(a) a abrandar o ritmo e dedicar-se mais ao estudo, à análise e à reflexão; enquanto lhe pede para rever o realismo do seu pensamento, a responsabilidade com que interage com os outros e o pragmatismo e clareza com que se exprime.
A conjunção de Mercúrio com o Sol, no dia 22, assinala a necessidade de conjugar pragmatismo com abertura de perspetiva, no sentido de encontrar soluções simultaneamente práticas e inovadoras.
A partir de dia 23, Mercúrio prossegue o movimento retrógrado no signo de Sagitário, pelo que, podem, novamente, surgir tensões entre as suas ideias e as dos outros, que o(a) desafiam a alargar a sua visão para além do conhecimento concreto. Este é também o momento de analisar a capacidade de síntese dos seus conhecimentos e o foco da sua expressão.
Entre 27 e 28 de dezembro, Mercúrio faz conjunção a Marte, o que tende a aumentar a sua energia mental e capacidade de argumentação, mas requer atenção para serem bem direcionadas, pois, a quadratura com Neptuno predispõe à dispersão do pensamento e à confusão entre realidade e ilusão.
No dia 29 é a vez de Vénus entrar em Sagitário, podendo traduzir-se em tensões entre os seus valores e os valores dos outros, que lhe pedem uma maior abertura a filosofias de vida diferentes da sua.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Virgem, destaca-se a oposição de Neptuno em Peixes, que, no segundo semestre de 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos entre 17 e 19 de setembro, confrontando a sua capacidade analítica e pragmatismo com energias de elevada sensibilidade emocional e idealismo.
Se é o seu caso, pode notar uma redução da sua vitalidade física, mal-entendidos nas relações e processos de ilusão e desilusão, pelo que, deve cuidar do seu corpo e da sua saúde, ser o mais claro(a) possível na interação com os outros e dar a si mesmo(a) tempo para avaliar corretamente as pessoas e situações com que se depara. Por outro lado, este é um trânsito muito propício para desenvolver a sua dimensão espiritual e, assim, melhorar a integração entre a razão e o sentimento.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.