Palavras-chave para este mês: Dinamismo, Expressão pessoal, Autoafirmação
[Dezembro 2023] Por Cláudia Matias.
O mês de dezembro começa com o Sol e Marte no seu signo solar.
O Sol transita em Sagitário, até dia 22, estimulando a expressão livre da sua identidade e criatividade pessoal, enquanto lhe permite melhorar a consciência de como procura ampliar a sua compreensão do mundo e partilhar o seu saber com os outros.
Marte permanece em Sagitário, durante todo o mês, conferindo-lhe mais energia para agir e afirmar-se com independência; e mais entusiasmo para investir em novos projetos, experimentar atividades diferentes e lutar por aquilo em que acredita. No entanto, para não dispersar a sua energia em iniciativas erráticas e ter resiliência perante eventuais circunstâncias frustrantes, deve definir claramente os valores que o(a) movem e os objetivos concretos que pretende alcançar.
Júpiter (regente de Sagitário) encontra-se no último mês de retrogradação, pedindo-lhe para intercalar o seu tempo de atividade com momentos de reflexão, de modo a concluir a revisão dos valores e crenças em que baseia a sua busca de crescimento pessoal.
Por outro lado, Vénus para Balança (signo em sextil com Sagitário), até dia 4, permite-lhe usar de maior objetividade e ponderação na forma como avalia as situações, enquanto lhe pede mais diplomacia e tolerância na relação com os outros.
No dia 12, a Lua Nova em Sagitário permite-lhe aumentar a capacidade de aprender com as experiências, de modo a ampliar a sua compreensão da existência; e, se necessário, direcionar melhor os seus projetos, para que estes lhe proporcionem um maior senso de propósito.
Mercúrio volta a Sagitário, em movimento retrógrado, no dia 23, convidando-o(a) a dedicar-se mais ao estudo e à reflexão; e a analisar a sua capacidade de síntese e o foco das suas ideias, nomeadamente quando precisa de encontrar soluções concretas e praticáveis.
No dia 28, Marte faz conjunção a Mercúrio e quadratura a Neptuno, o que requer cuidado para não investir a sua energia em ideias pouco claras ou irrealistas.
Importa lembrar que, às influências referidas nesta análise, podem sobrepor-se os efeitos de outros trânsitos de longo prazo. No que respeita ao Sol dos nativos de Sagitário, destaca-se a quadratura de Neptuno em Peixes, que, no segundo semestre de 2023, tende a ser sentida sobretudo pelos nascidos entre 17 e 19 de dezembro, desafiando o seu entusiasmo e confiança nos seus ideais.
Se é o seu caso, pode notar uma redução na sua energia habitual ou ser invadido(a) por sensações de confusão, incerteza e deceção – não se agarre às suas “verdades”, nem se deixe abater, pois este é um trânsito que visa desfazer as suas preconceções erradas e torná-lo(a) mais verdadeiro(a) consigo próprio(a).
Se nasceu em dezembro, sob o signo de Sagitário, votos de um feliz aniversário! Que um dos seus presentes possa ser a compreensão de que, quanto mais ampla for a sua perspetiva, maior a possibilidade de encontrar significado para as suas experiências!
Poderá encontrar, neste site, artigos específicos sobre os trânsitos astrológicos acima mencionados.