Organizado pela Associação Il Sorpasso, a 13ª edição da Festa do Cinema Italiano chega a Lisboa a partir do final do mês de março.
2023 (mais especificamente a partir do dia 29 de março!) é o ano da 13ª edição da Festa do Cinema Italiano, com a mesma pronta a oferecer uma versátil e diversificada programação que, de acordo com a organização do evento, “apresenta filmes de novos realizadores bem como de nomes consagrados, clássicos da cinematografia transalpina, antestreias, ficções e documentários e ainda eventos paralelos que trazem a cultura de Itália a Portugal”.
A Festa do Cinema Italiano, que decorrerá até 6 de abril, é organizada pela Associação Il Sorpasso há 15 anos (desde 2008), sendo que, com o passar dos anos, tornou-se um dos eventos cinematográficos mais valiosos do país e o “acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana”. Música, literatura, fotografia, teatro e gastronomia marcam igualmente presença no evento.
A festa tem ainda “pegada” internacional, com extensões e eventos a terem lugar em territórios como o Brasil, Angola e Moçambique.
Para Portugal, o cartaz ainda não está 100% fechado, começando em Lisboa, em locais como o Cinema São Jorge ou a Cinemateca Portuguesa, mas não se sabendo onde acaba.
Esta é a lista de cidades já confirmadas:
- Lisboa (29 de março a 6 de abril);
- Porto ( 30 de março a 5 de abril);
- Almada (dias 5, 12, 19 e 26 de abril);
- Penafiel (4 a 6 de abril);
- Coimbra, de (11 a 13 de abril);
- Setúbal (13 a 16 de abril);
- Aveiro ( 9 a 10 de maio);
- Lagos (16 a 19 de maio);
- Penafiel (sem data confirmada);
- Coimbra (sem data confirmada);
- Aveiro (sem data confirmada);
- Oeiras (sem data confirmada);
- Beja (sem data confirmada);
- Viseu (sem data confirmada);
- Alverca (sem data confirmada);
- Évora (sem data confirmada);
- Espinho (sem data confirmada);
De salientar que a Festa do Cinema Italiano conta ainda com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, do Luce Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.