Recheada de diversas paisagens exóticas e de uma ampla gama de biodiversidade, muitas pessoas gostam de visitar os Açores devido à sua tranquilidade e cultura tradicional.
Neste artigo selecionamos para ti algumas dicas de monumentos, restaurantes e doces típicos da região.
- O Arquipélago dos Açores
Os Açores é constituído por nove ilhas que proporcionam paisagens deslumbrantes, cenários verdes e uma biodiversidade diferenciada, de modo a oferecer-te as melhores aventuras. Este arquipélago arrecadou o selo de “Destino Turístico Sustentável”, sendo assim a sétima região mais populosa de Portugal.
Monumentos nos Açores
- Forte de São Brás | O mais importante do século XVI
Construída depois do ano de 1560 com um projeto desenhado pelo engenheiro militar Isidoro Almeida, e reformada no ano de 1569 pelo engenheiro italiano Tomasso Benedetto, o Forte de São Brás é considerado o forte mais importante do século XVI (século 16). A função do forte era proteger a cidade da Ponta Delgada, defendendo assim as frotas comerciais dos ataques dos corsários franceses, ingleses, entre outros.
Dentro desse monumento encontramos uma praça de armas, contando com a presença de edifícios da época.
- Museu Militar dos Açores | Valores da cidadania
Ao visitar os Açores encontras alguns museus como o Museu Militar do Açores, que foi classificado como um monumento de interesse público, cujo objetivo é reforçar a memória dos objetos histórico militares, garantindo assim os valores da cidadania.
O monumento permite-nos visualizar uma arquitetura militar renascentista, assim como um alargado património móvel militar, acompanhado de reflexões de acontecimentos como a “I Guerra Mundial”.
O horário de funcionamento do museu vai das 10:00 da manhã às 18:00 da tarde durante todos os dias da semana (menos os dias de feriados), sendo a sua última admissão às 17:30 da tarde.
- Museu dos Baleeiros | Uma arquitetura museológica
O Museu dos Baleeiros, está situado nas Lajes do Pico e é considerado um dos museus mais visitados da ilha dos Açores, devido à sua arquitetura única. Este monumento pode vir a tornar-se um espaço privilegiado de explicação global da baleação açoriana.
O edifício é constituído por área aberta de 2000 m2, sendo construído com base numa estrutura norte-americana, contendo assim três casas de Botes Baleeiros provenientes do século XIX, acompanhado de uma tenda de ferreiro.
Entre os dias 01 de Abril a 30 de Setembro o estabelecimento está aberto das 10:00 horas ás 17:30 da tarde, estando assim encerrados ás segundas-feiras. E nos dias 01 de Outubro a 31 de Março o mesmo estará de portas abertas das 09:30 ás 17:00 da tarde, não estando aberto ao público também ás segundas-feiras.
Restaurantes dos Açores
- Petiscos | Morcela com ananás e Queijo São Jorge
Este petisco é constituído por um enchido confeccionado com sangue de porco, cozinhado juntamente com o ananás dando-lhe assim um sabor especial. Consegues encontrar e desfrutar esta iguaria açoriana quando estiveres a visitar os Açores, no restaurante da Associação Agrícola de São Miguel .
Além disso, uma das entradas mais populares dos Açores é a tábua de queijos, onde o queijo de São Jorge é um dos mais apreciados e conhecidos da ilha, destacando-se pelo seu sabor intenso, juntamente com o picante que o mesmo contêm. E a Taberna Açor disponibiliza-te esta delícia
Pratos principais tradicionais
- Cozido das furnas | Uma iguaria colocada debaixo da terra
Como visitar os Açores e não provar uns dos seus pratos principais? Não é possível!
Sendo um os pratos tradicionais dos Açores, o Cozido das Caldeiras mais conhecido como Cozido das Furnas, é confecionado debaixo do solo, e cozido com o vapor da terra. A riqueza de sabores que o mesmo contêm também fa-lo destacar-se entre os outros pratos típicos.
- Amêijoas de São Jorge | Reserva natural das amêijoas
Situado na ilha de São Jorge, a Caldeira de Santo Cristo é o único local na ilha dos Açores que possui amêijoas com um sabor peculiar e de tamanho diferenciado, sendo assim considerada uma reserva natural pelo Governo Regional dos Açores.
Este prato típico é servido só com objetivo de realçar mais o sabor das amêijoas, assim como as suas características únicas, e o restaurante “Fornos de Lava” está de portas abertas para levar-te a provar as suas amêijoas.
- Bife á regional | Bife de lagarto ou um filé mignon?
Para quem gosta de um bom bife, este prato tradicional destaca-se pela qualidade da carne utilizada para a confeção do mesmo, usando assim o bife de lagarto ou o filé mignon. Além disso, o este prato é servido com um ovo à cavalo, favorecendo assim a pimenta da terra em calda para garantir um sabor extra na carne.
Encontras esta refeição no “Restaurante Alcides” localizado na Ponta Delgada.
Doces típicos
- Queijadas de Vila Franca | Feitos com apenas três ingredientes
Este doce típico dos Açores começou a ser produzido pelas freiras que frequentavam o Convento de Santo André, situado na região de Vila Franca do Campo em São Miguel. Porém, as queijadas de Vila Franca do Campo também são muito conhecidas como Queijadas da Vila do Morgado.
Para a confeção das Queijadas de Vila Franca é necessário utilizar leite, ovos (onde usavam especialmente as gemas), e açúcar para proporcionar uma textura e um sabor único ao doce. E a doçaria açoriana Queijadas da Vila ajuda-te a desfrutar e degustar desta guloseima.
- Espécies de São Jorge | Uma combinação de ervas doces, canela e pimenta
Fabricado na ilha de São Jorge com um grande destaque na região, o mesmo também é confecionado para vender nas outras ilhas situadas no arquipélago.
O doce Espécies de São Jorge contêm ingredientes como as ervas doces, a canela e a pimenta, tendo um formato de rosca com perfurações na parte exterior, que permite observar que o seu recheio interior.
Ao visitar os Açores consegues encontrar este doce tradicional da ilha de São Jorge “Pastelaria Dôcilha” .
- Picos ou Nevões | Recheado de coco e ovo
Também conhecido como Picos dos Açores ou Nevões, este doce para ser confecionado é envolvido em uma massa, com um recheio de coco e ovo, com uma cobertura de coco. Além disso, existe uma versão desta iguaria recheada com chocolate, designado por “Picos de Chocolate”.
Dica extra:
- Lagoa do Congro | Ilha de São Miguel
Situada no centro da Ilha de São Miguel, no concelho da Vila Franca do Campo, a Lagoa do Congro não contêm uma rota turística habitual devido ao seu extenso caminho de 700 metros.
Está lagoa surgiu de um tipo de erupção vulcânica designada por erupção freatomagmática, ocupando assim todo o cone vulcânico rodeado de vegetação. O seu formato circular possui cerca de 500 metros e a sua profundidade em alguns pontos pode alcançar até 16 metros.