Não são só boas notícias para os ambientalistas, mas sim para o planeta, que bem precisa: o Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira por uma escassa maioria de 324 votos a Lei do Restauro da Natureza na União Europeia (UE).
A Lei do Restauro da Natureza, integra o Pacto Ecológico Europeu. Em cima da mesa está a proposta da Comissão Europeia com a previsão da reparação de 30% dos ecossistemas danificados e uma redução em 50% do uso de pesticidas químicos na UE até 2030, com a proibição do uso dos mesmos em parques infantis, jardins públicos, áreas de lazer, desportivas e zonas protegidas. Boas notícias para o nosso planeta, só esperemos que se concretizem!
Algumas das propostas da Lei do Restauro da Natureza
- Um dos objetivos mais gerais desta lei “é restaurar e recuperar a natureza a longo prazo, quer a nível terrestre, quer a nível marinho”;
- “Até 2030, prevê que 20% das áreas terrestres e marinhas da União Europeia sejam abrangidas por estas medidas e, até 2050, aquilo que a proposta aponta é para que todos os ecossistemas que necessitem de restauro sejam restaurados”
- A Lei do Restauro da Natureza, proposta pela Comissão Europeia em 2022, prevê ainda medidas para os insetos polinizadores, para a promoção da floresta e a “conectividade florestal”.
- a proposta também prevê intervenções ao nível dos ecossistemas marinhos, isto é, “restaurar habitats marinhos” e “agir em ecossistemas fundamentais para algumas espécies”.
- Já ao nível agrícola, esta proposta de lei prevê medidas “que possam promover uma agricultura em articulação com a biodiversidade”.
Medidas por Susana Fonseca, da Associação Ambientalista Zero
Em causa está a natureza, a sua biodiversidade, a segurança alimentar e o bem estar de todos. Ainda que sejam pequenos passos para atingir grandes metas, é importante tomar medidas mais sustentáveis no nosso dia a dia e contribuir para um planeta mais saudável.
Podes ler aqui muitos dos nossos artigos sobre sustentabilidade e ter em conta várias dicas que podes aplicar no teu quotidiano.
Vamos acompanhar os próximos passos da Lei do Restauro da Natureza e trazemos-te em breve todas as novidades para que fiques a par deste tema!