Entre 5 e 22 de outubro, Mercúrio transita em Balança.
Mercúrio encontra-se muito confortável em signos de Ar, caracterizados pela importância do pensamento, da comunicação e das relações humanas. E Balança é o signo da relação e do diálogo, por excelência.
Por tal, o trânsito de Mercúrio em Balança tende a favorecer a nossa capacidade de socializar, escutar os outros e avaliar diferentes pontos de vista.
Aquando deste ingresso, Vénus, planeta regente de Balança, encontra-se em Leão e em recessão mútua com o Sol em Balança. Esta influência de Leão confere maior facilidade na manifestação das nossas próprias ideias do que o habitual neste posicionamento de Mercúrio, sendo que, uma boa conjugação das energias de Leão e Balança permite-nos analisar objetivamente diferentes perspetivas, definir a nossa própria posição e expressá-la de forma ponderada.
Para tal, devemos usar as características de análise lógica e moderação, inerentes a Balança, juntamente com as capacidades de identificação das ideias e valores pessoais e de expressão individual, próprias de Leão. Devemos ainda evitar as indecisões librianas ou a intolerância leonina perante opiniões diferentes, bem como a excessiva necessidade de reconhecimento, típica de ambos os signos.
Se tivermos os cuidados referidos, este trânsito de Mercúrio torna-se propício para estabelecermos contactos e partilharmos ideias; desenvolvermos atividades que requeiram imparcialidade, capacidade de mediar ou de alcançar acordos; pensarmos em conjunto para encontrar soluções benéficas para todos; melhorar o equilíbrio entre expressarmo-nos e escutarmos os outros.
No dia 20 de outubro ocorre a conjunção superior de Mercúrio com o Sol, que corresponde à culminação do ciclo de expressão mental iniciado na conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol em Virgem, de 6 de setembro, que nos propôs o desenvolvimento de formas de expressão que aliem a atenção ao detalhe com a capacidade de concentração e síntese, tendo como foco os objetivos práticos. A conjunção a 26°34’ de Balança, em quadratura a Plutão, pede que observemos o percurso entretanto efetuado, nomeadamente quanto ao aprofundamento da nossa análise.
Uma questão essencial que o trânsito de Mercúrio em Balança nos coloca é a seguinte: “Quão justas e equilibradas são as nossas comunicações e interações?”.