Não existe fórmula para a felicidade. No entanto, há alguns estilos de vida que podem ajudar-te a tornar o teu dia mais alegre — como o hygge — uma prática dinamarquesa que é vista como a melhor forma de alcançar a felicidade e o bem-estar.
A Organização das Nações Unidas, no Relatório Mundial de Felicidade 2023, apontou a Dinamarca como o segundo país mais feliz do mundo, atrás da Finlândia. O segredo por detrás da felicidade dos dinamarqueses é, segundo os próprios, o hygge.
Com origem na antiga palavra norueguesa hugga que significa confortar ou consolar, o hygge não tem uma tradução direta para português, mas ideias como conforto, aconchego, familiaridade, segurança ou felicidade traduzem a ideia em que se baseia.
Na Dinamarca, o hygge pratica-se há mais de dois séculos. Consiste em criar uma atmosfera acolhedora e confortável que promove o relaxamento, a ligação e uma sensação de segurança. É frequentemente associado aos meses mais frios, quando as pessoas procuram contrariar a escuridão e o frio com atividades acolhedoras no interior das suas casas.
Em outras palavras, o hygge enfatiza o abrandamento, a presença no momento e a valorização das alegrias simples da vida, como beber um chá quente à frente da lareira ou ter um jantar à luz das velas.
Por exemplo, uma iluminação suave, têxteis confortáveis, decorações bonitas ou diálogos profundos são bons exemplos de maneira hygge para cultivar uma atmosfera de aconchego e bem-estar que enriquece a qualidade de vida.
10 maneiras de criar felicidade Hygge na tua casa
1. Ambiente
Antes de tudo, acende a tua lareira. Desse modo, o espaço sente-se mais íntimo, acolhedor e quente. Caso não tenhas uma lareira, recria a mesma sensação com velas.
2. Traz o ar livre para dentro de casa
Conecta a tua casa ao teu jardim. A luz natural do sol melhora os nossos sentidos. Como a natureza é inatamente relaxante e anti-stress, deves colocar algumas plantas junto à tua janela.
3. Utiliza todos os espaços
Tens um espaço por baixo das escadas? Transforma-o numa biblioteca. Tens um sótão que nunca utilizas? Transforma-o numa sala de relaxamento. Tira o máximo partido do espaço que tens.
4. Tecnologia inteligente
Eventualmente, guarda os telemóveis e os tablets, utilizando o mínimo de tecnologia possível. Por exemplo, podes utilizar a música para criar o ambiente mais acolhedor em toda a casa.
5. Começa um passatempo
Tenta começar um passatempo com ritmo lento e constante que te ajude a concentrar-te. Por exemplo, podes tentar tricotar, cozinhar, pintar ou qualquer tarefa caseira.
6. Aconchega-te
Utiliza roupa de estação fria como meias, camisolas e cachecóis. As roupas grossas e de lã são muito higiénicas e uma necessidade absoluta no outono e no inverno.
7. Entretenimento
Começa uma nova tradição com os teus amigos e familiares. Às vezes podes organizar encontros regulares para passarem tempo de qualidade juntos.
8. Iluminação correta
Quando escurecer, utiliza candeeiros, velas e interruptores com regulação da intensidade da luz. Ao passo que cria uma luz mais quente, torna o espaço mais acolhedor.
9. Aproveita um pouco
Quando as noites ficam mais escuras e os dias mais frios, é normal desejar comida reconfortante. Portanto desfruta dos prazeres simples da comida. Por exemplo, come um bolo ou bebe um copo de vinho tinto.
10. Menos é mais
Os espaços acolhedores tendem a ser pequenos, por isso, arruma todos os objetos que não são necessários e substitui-os por uma almofada ou um livro.