Queres ter o carro perfumado e a cheirar como novo, não queres? Acontece com todos os condutores. Qualquer pessoa gosta de entrar no carro e ser confrontado com odores agradáveis.
Enfrentar cheiros desagradáveis no próprio automóvel acaba por ser algo natural com o passar do tempo, quando não são feitos determinados procedimentos. É inevitável, os odores surgem com a falta de cuidados regulares. No entanto, há solução para resolver esse problema. Basta adotar algumas medidas para ter sempre o carro perfumado.
Reunimos um conjunto de dicas que permitem assegurar um carro perfumado, com um aroma agradável por mais tempo, como se tivesse acabado de sair do stand.
Estratégias para deixares o teu carro a cheirar como novo!
Gostas de dar ao teu carro tudo o que ele merece, nomeadamente um odor fresco e agradável, mas não sabes como fazê-lo?! Vamos deixar-te estratégias únicas para teres um carro perfumado!
Fazer uma limpeza regular
Realizar regularmente uma limpeza profunda no carro é fundamental. A limpeza do carro deve ser realizada com regularidade. Caso contrário, torna-se natural existir a formação de odores. Os maus cheiros manifestam-se quando não há esses cuidados indispensáveis.
Limpe bem todas as superfícies do interior do automóvel, incluindo o painel, os bancos, as portas. Qualquer área visível deve ser bem limpa. Podes usar produtos de limpeza adequados a cada parte para evitares danos nos materiais.
Esta estratégia permite remover partículas de pó e de germes que se possam acumular. Isso fará com que o cheiro perfumado permaneça por mais tempo, além de contribuir para a formação de um ambiente mais saudável dentro do veículo.
Atuar sobre as manchas de sujidade
No momento da limpeza, há manchas que podem permanecer, se a limpeza for superficial. Por isso, sempre que identificares manchas no interior do seu automóvel, deves fazer por realizar uma limpeza rigorosa. Podes até recorrer a produtos próprios para o efeito para assegurares eficácia na remoção das manchas.
Existem detergentes enzimáticos que removem manchas mais entranhadas (vómito, urina do cão ou do bebé, fluídos corporais). Se necessitares de eliminar fungos e mofo do carro, pode recorrer a sprays desinfetantes.
Aspirar o carro
Não basta passar um pano para limpar o pó. Se queres fazer uma limpeza rigorosa, deves recorrer a um aspirador.
Este eletrodoméstico permite eliminar muita da sujidade que se pode encontrar no interior do seu carro, nomeadamente migalhas, restos de comida, papéis, cabelos, entre outros itens.
Muitos resíduos acumulam-se nos cantos dos assentos e nas zonas inferiores. Por isso, o aspirador deve passar por certas zonas para assegurar uma limpeza eficaz. Sempre que possível, retira os tapetes para realizar essa tarefa.
Para remover as poeiras, podes utilizar uma pistola de ar compressor. Esta estratégia ajudará a remover os odores e a promover uma melhoria significativa da qualidade do ar.
Dar atenção aos tapetes
Frequentemente, as pessoas esquecem-se de dar a devida atenção aos tapetes. Este item é agredido diariamente pelos sapatos e sapatilhas que andam por todo o sítio, calcando de tudo um pouco.
Por isso, é importante lavar os tapetes. Podes fazê-lo com uma solução caseira. Basta misturares água morna com detergente. Desta forma, conseguirás eliminar os maus cheiros presentes nos tapetes.
Entrar ar pelas janelas…
É importante conduzir o carro com as janelas abertas. Fá-lo regularmente. Este procedimento permite atuar sobre um odor que possa apresentar-se no interior do carro.
Em dias de verão, o calor, o sol e o ar atuam eficazmente sobre os maus cheiros, eliminando-os.
… e pelo ar condicionado
Podes ainda ligar o ar condicionado frequentemente. Este procedimento é particularmente importante no inverno. Nem sempre os maus cheiros estão associados aos maus hábitos dos condutores.
Nos dias mais frios desta estação, a humidade pode contribuir para o desenvolvimento de mofo, gerando odores. O gesto de ligar o sistema de ventilação do carro com regularidade permitirá a circulação do ar, o que impede que a humidade se acumule no interior do carro.
Trocar o filtro de ar
Após passar algum tempo, o filtro de ar tende a acumular poeira e sujidades. Por isso, é importante manter o filtro de ar do carro em boas condições. Às vezes, pode ser necessário trocar o filtro de ar.
Este procedimento permite garantir que o ar que entra no automóvel se apresenta fresco e livre de odores indesejados. Manter o sistema de ar-condicionado mais eficiente permite melhorar a qualidade do ar interno, impede a formação de odores indesejados e permite reduzir alergénicos no ar, nomeadamente poeira e pólen.
Usar ambientadores
Existem diferentes produtos que permitem perfumar o carro: sprays, difusores, gel e até aqueles que ficam pendurados no espelho retrovisor. Alguns devem ser substituídos, outros devem ser recarregados periodicamente.
Não comer, nem beber no carro
As pessoas tendem a comer e a beber no carro: bolachas, hambúrgueres, pipocas, batatas fritas, refrigerantes,…
Este hábito pode revelar-se bastante prejudicial para o carro, pois podem ficar restos de comida no interior do veículo, facilitando a formação de odores. Se lhe for impossível evitar esse erro, faça por pelo menos limpar tudo no próprio dia.
Não fumar no carro
Fumar é um hábito de muitos portugueses. No entanto, esse vício não só faz mal aos pulmões, como implica que o carro absorva essas impurezas que saem do tabaco. O interior do veículo tende a apresentar esse odor. Portanto, evite fumar no interior do veículo.