Quantcast
AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Ciclo Mercúrio-Sol com início em Virgem | 06-09-2023 

Ciclo Mercúrio-Sol com início em Virgem 06-09-2023

Observado a partir da Terra, Mercúrio não se afasta mais do que 28° zodiacais do Sol, demorando cerca de um ano a percorrer os doze signos do zodíaco. Assim, tal como acontece com Vénus, o único aspeto maior entre Mercúrio e Sol é a conjunção. 

Sendo o planeta mais interior do nosso sistema solar, Mercúrio tem um período orbital bastante curto, de aproximadamente 88 dias. Isso faz com que as conjunções ao Sol sejam bastante frequentes, dando origem a três ciclos sinódicos completos de Mercúrio-Sol num ano, com uma duração média de 116 dias cada.

O ciclo sinódico de Mercúrio-Sol começa na conjunção inferior, ou seja, a conjunção com o Sol que ocorre quando Mercúrio se encontra retrógrado; e culmina na conjunção superior, isto é, a conjunção de Mercúrio direto com o Sol. As conjunções inferiores ocorrem no mesmo elemento (pelo menos, uma em cada signo), ao longo de um período que, geralmente, varia entre um ano e um ano e meio, seguindo a ordem Água, Ar, Terra, Fogo.

Em 2023, os períodos retrógrados de Mercúrio, assim como as conjunções inferiores de Mercúrio-Sol, verificam-se integralmente no elemento Terra, dando lugar ao início de quatro ciclos neste elemento São quatro conjunções, e não três, pois a primeira ocorre logo a 7 de janeiro e a última a 22 de dezembro, ambas em Capricórnio, entre as quais têm lugar as conjunções em Touro e em Virgem.

O ciclo de Mercúrio-Sol relaciona-se com a nossa expressão mental. Se o período de retrogradação de Mercúrio nos convida à revisão dos nossos processos de pensamento, aprendizagem, comunicação, intercâmbio e interação, a conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol, que ocorre no âmbito desse período, possibilita o início de um novo ciclo assente na melhoria das nossas formas de expressão mental.

Atualmente, Mercúrio está retrógrado em Virgem, onde se encontra com o Sol. Virgem é o domicílio de Terra de Mercúrio, logo, um ciclo de Mercúrio iniciado neste signo tem especial impacto. Sendo um signo de análise e aperfeiçoamento, revela-se particularmente indicado para:

  • Na primeira fase do período retrógrado, examinarmos a eficiência com que aplicamos a nossa energia mental e a utilidade prática das nossas formas de expressão, inclusive recorrendo à capacidade de introspeção e ao senso crítico que Mercúrio em Virgem potencia;
  • A partir da conjunção inferior de Mercúrio-Sol, aperfeiçoarmos as nossas formas de expressão mental, de modo a melhorar a sua utilidade e eficiência.

A conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol tem lugar no dia 6 de setembro, a 13°36’ de Virgem, em quadratura com a Lua (em Gémeos) e trígono com Júpiter (em Touro). Este novo ciclo de Mercúrio-Sol coloca-nos, assim, o desafio de desenvolvermos formas de expressão mental que aliem a atenção ao detalhe com a capacidade de concentração e síntese, para não nos dispersarmos em pormenores que comprometam os objetivos práticos.

Related posts
AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Júpiter Direto em Touro | 31-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Vénus em Sagitário | 29-12-2023 a 23-01-2024

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Quíron Direto em Carneiro | 27-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Lua Cheia no eixo Capricórnio-Caranguejo | 27-12-2023