Mercúrio encontra-se no signo de Virgem, do qual é regente, desde 28 de julho, predispondo a que os nossos processos de pensamento, comunicação, aprendizagem e interação se dirijam mais para as questões concretas, com recurso ao raciocínio lógico, análise crítica, método, técnica e atenção ao detalhe.
A 23 de agosto, Mercúrio passou a movimento retrógrado, propondo-nos que utilizássemos a nossa capacidade de introspeção e sentido crítico para analisar a eficiência com que aplicamos a nossa energia mental e a utilidade prática das nossas formas de expressão.
A conjunção de Mercúrio ao Sol, no dia 6 de setembro, deu início a um novo ciclo de expressão mental, onde temos a oportunidade de aperfeiçoar as nossas formas de comunicação, aprendizagem e interação, tornando-as mais eficientes, através da conjugação da atenção ao detalhe com a capacidade de concentração e síntese.
No dia 15 de setembro, Mercúrio retoma o movimento direto, pelo que, começa a fase de colocarmos em prática os resultados da revisão que efetuamos durante o período retrógrado. A estação de Mercúrio na passagem a direto ocorre em oposição com Saturno (em Peixes), alertando para os excessos de crítica e exigência que limitam a nossa capacidade de expressão. Aperfeiçoar a utilização da nossa energia mental requer cuidado e responsabilidade, mas, para que a expressão seja eficiente e útil, precisamos também de ter sentido prático e flexibilidade. Devemos, assim, manter presente a proposta lançada no início do período retrógrado de Mercúrio: conjugar a exigência e o rigor com o pragmatismo e a capacidade de adaptação a imprevistos.