Quantcast
AutomóveisDicasManutenção

Carro na reserva: afinal, faz mal ou não?

carro na reserva


Andar com o carro na reserva é uma situação que acontece frequentemente a muitos condutores. Embora possa parecer uma maneira conveniente de adiar uma ida à bomba de abastecimento, essa prática pode provocar uma série de problemas e riscos para o veículo.

Quando a luz da reserva acende no painel do carro, significa que, com o combustível que ainda está disponível, poderemos percorrer entre 50 a 80km. Isto corresponde entre 10 a 15% da capacidade total do depósito, até este ficar sem combustível e não se movimentar mais.

Ao aparecer a luz da reserva é sinal de que vamos ter de colocar combustível no depósito em breve. Sendo que é algo que não podes adiar, evita danificar o carro com este hábito e dirige-te ao posto de combustível mais próximo.

Circular com o carro na reserva, não faz mal, se for algo que acontece esporadicamente. Já fazê-lo «por sistema», pode realmente aumentar a probabilidade de problemas mecânicos.

Quais os problemas que podem aparecer ao andar frequentemente com o carro na reserva?

1. Falta de Combustível

O problema mais óbvio de andar com o carro na reserva é a possibilidade de ficar sem combustível enquanto circulas na estrada. Quando o indicador de combustível está próximo do limite e continuas a conduzir, pode acontecer ficares sem combustível. Além de ser uma situação chata, pode ainda ser perigosa, especialmente se acontecer num local de difícil acesso e longe de assistência. 

2. Danos no motor

Andar com o carro na reserva pode causar danos ao motor a longo prazo. Isto porque o sistema de alimentação de combustível depende do líquido para funcionar corretamente. Quando conduzimos com níveis extremamente baixos de combustível, o motor pode puxar impurezas do fundo do tanque, como detritos e sedimentos que se acumularam ao longo do tempo, obstruindo o filtro de combustível e acabando por danificar componentes críticos do motor.

3. Aumento do desgaste dos componentes do carro

​​Outro problema associado ao facto de andarmos com o carro na reserva é o aumento do desgaste dos componentes do carro. Quando o combustível está baixo, o motor precisa de trabalhar mais para manter o desempenho, o que pode levar a um desgaste prematuro de peças essenciais, como as bombas de combustível e os injetores. 

4. Gastos extra

Todos os problemas referidos acima, levam então a gastos extras com o carro que podem ser evitados se não andarmos sistematicamente com o carro na reserva.

Posto isto, é aconselhável manter o seu tanque de combustível abastecido regularmente e evitar andar com níveis baixos de combustível.
Mais segurança na estrada e uma condução defensiva é o melhor caminho!

Related posts
AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação

AutomóveisCódigo da Estrada

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?

AutomóveisManutenção

Motor gripado: o que é?

AutomóveisCrédito AutomóvelDicas

Como trocar de carro: conhece as diferentes opções