Quantcast
AutomóveisDicasManutenção

10 dicas para poupar combustível

Dicas para poupar no combustível

Como poupar combustível nos dias de hoje?

No último ano, os portugueses passaram a habituar-se à constante alteração do preço dos combustíveis. Ora uma semana subia, e na outra descia, e o mesmo tem vindo a acontecer até hoje. Claro está que, quando as notícias dão conta de outro aumento nos combustíveis, até levamos as mãos à cabeça!
E antes de continuar o artigo, vamos já adiantar que se ainda não foste abastecer o teu veículo, esta semana tanto a gasolina como o gasóleo subiram em cerca de 1,5 cêntimos o seu preço médio.

Já que não podemos controlar estas subidas dos combustíveis, está nas nossas mãos (literalmente) ter em atenção algumas práticas para poupar combustível, seja na gasolina como no gasóleo. E no final de contas, a nossa carteira agradece! Vê também como podes poupar na estrada.

  1. Sempre que possível atesta o depósito:

Para além de evitar constantemente a ida ao posto de combustível, podes poupar ainda tempo e dinheiro.

  1. Abastece de manhã ou à noite:

Para um melhor aproveitamento, deves abastecer de manhã ou à noite, quando está mais fresco, isto porque o combustível é sensível às variações de temperatura. Diminui a densidade (relação entre massa e volume) à medida que a temperatura desce, verificando-se o oposto quando a temperatura sobe.

  1. Usa o combustível certo para o teu carro

Não há que enganar. Vê no manual de instruções do teu veículo o combustível certo!

  1. Certifica-te que a tampa fica bem fechada

Perde 2 segundos da correria do teu dia e certifica-te que deixas a tampa do combustível bem fechada, pois se o depósito não ficar bem fechado, o combustível tende a evaporar-se

  1. Ao volante, evita acelerações bruscas
    Uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%.
  1. Olho no conta-rotações

Uma das formas de saber quando devemos mudar de velocidade. Nos carros a gasolina, muda de velocidade ao chegar às 2500 rpm ou às 2000 rpm nos carros a gasóleo. Vais ver que ajuda!

  1. Cruise Control

Se o teu carro tem esta funcionalidade, usa e abusa para poupar no combustível!  

  1. Atenção ao Ar Condicionado

Utiliza o AC somente se for necessário, e certifica-te que tens as janelas fechadas para uma correta utilização. Caso contrário, vais estar a gastar combustível desnecessariamente.

  1. Aproveita todos os descontos

Hoje em dia já consegues descontos no combustível através de aplicações, cartões de supermercados e ainda vales. É aproveitar ao máximo todos eles, e vais ver que a tua carteira vai sentir. 

  1. Planeia o teu trajeto

Uma das grandes formas de poupar combustível é sem dúvida saberes onde vais antes de sair de casa. Andar às voltas na estrada e desperdiçar combustível não vai sair barato. Planeia as tuas saídas, certifica-te onde vais estacionar e o melhor trajeto para não apanhares trânsito. É poupança na certa! 

Related posts
AutomóveisDicas

Como deixar o carro perfumado e a cheirar como novo!

AutomóveisDicas

O impacto do ar condicionado no gasto de combustível

AutomóveisDicas

Dicas para realizar uma limpeza eficiente nos estofos do carro

AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?